Porque existe em Portugal continental um movimento das radiocomunicações cidadãs aos domingos de manhã em canal 12 FM em CB, PMR446 e LPD433?

Foram muitos os testes realizados pelo fundador da APROSOC em diversos canais e, a escolha do canal 12 prendeu-se com o facto de, por um lado estar próximo do canal de chamada em CB11 e, por outro pelo facto de para além de não implicar maior desgaste dos seletores de canais, subindo apenas 1 canal para o 12 (27.105MHz) ter um afastamento de 20kHz em relação ao canal 11 (27.085MHz), ao invés da descida do 11 para o 10 (27.075MHz) que tem apenas um afastamento de 10KHz e, o mesmo afastamento em relação ao canal de emergência 9 (27.065MHz). Esta escolha visou ainda usar em PMR446 e LPD433 o mesmo canal, de forma que se evitasse que os usufrutuários destas bandas potencialmente interessados em participar tivessem de decorar diferentes canais que comunicação com membros desta organização. Atualmente são pelo menos três as organizações (duas formais e uma informal) que a nível nacional usam este canal.

Porquê o FM?
Porque se constatou que para além de ser o único modo transversal a todas as bandas em uso, era também aquele que em CB possibilitava maior compreensibilidade (com exceção do SSB), sendo também um dos modos mais predominantes nos equipamentos, atendendo a que durante alguns anos vigorou na Europa a norma CEPT27 com 40 canais apenas em FM, embora antes praticamente apenas existissem equipamentos com AM ou AM e SSB, tal como até há poucos anos acontecia também com os EUA que só recentemente passaram a ter FM ao invés da Europa onde existem desde os anos 80.

Contudo, os canais de CB, PMR446 e LPD433 são livres e ninguém tem o direito a reivindicar direitos especiais, quem chega primeiro tem o direito a usar e, no caso do PMR446 e LPD433 nem sequer existe o dever de não sobrepor uma emissão a outra já existente, prevalecendo por isso o bom senso de cada um. Os únicos canais em que qualquer organização tem o direito a reivindicar privilégios de uso, são os atribuidos pela ANACOM à entidade licenciada para o efeito.

Os pais desta seleção foram os Associados 01 e 86 da APROSOC, os que deram início a este movimento em Portugal continental.