Home

Bem-vindo(a) à APROSOC – Associação de Proteção Civil

A APROSOC – Associação de Proteção Civil, tem origem em meados dos anos 90, passando por um conjunto de projetos Associativos (RESCUE – APVPC, SUSF, OERPROCIV, ANARPROCIV, COPPROCIV – CPPC) que viriam a culminar no que é hoje a APROSOC. Desde a sua génese a APROSOC sempre foi dinamizadora de projetos em torno da Banda do Cidadão nos 27MHz (citizens band) e posteriormente no PMR446 (personal mobile radio) para fins de proteção civil, mas também muito ativa na sensibilização de proteção civil e até 2020 na prevenção e assistência médica pré-hospitalar em eventos. Esta determinação possibilitou à APROSOC em 2017, 2018 e 2019 prestar apoio às Radiocomunicações de Emergência em vários incêndios, por exemplo acionando meios de socorro ou fazendo a ponte de comunicação entre cidadãos em locais privados de telecomunicações de acesso público, bem como outras formas de auxílio e socorro às pessoas afetadas.

Nesta organização da sociedade civil, procuramos contribuir para a sensibilização pública no âmbito das atividades estatutariamente prosseguidas, bem como para a capacitação dos cidadãos para a autoproteção, sobrevivencialismo e resiliência face a fenómenos adversos. A APROSOC, dispõe de uma singela equipa multidisciplinar de voluntários de proteção civil, vocacionada para apoio às populações quando afetadas por situações de acidente grave, catástrofe ou outras situações de exceção, estando especialmente mais vocacionada para apoio às radiocomunicações de emergência em locais onde face a fenómenos extremos as populações estejam privadas de acesso às telecomunicações de acesso público, bem como para apoio geral na proteção de pessoas e bens no que às operações de proteção e socorro é atinente.

No âmbito da sensibilização pública, a APROSOC realiza regularmente ações de formação e sensibilização em proteção civil, em socorrismo, e também em radiocomunicações cidadãs.

No que concerne à vertente humanitária e de apoio social, a APROSOC desenvolve uma atividade regular que, por questões de respeito pela dignidade humana raramente é divulgada. Destas atividades fazem parte o apoio social direto ou em colaboração com outras instituições, o apoio a vítimas de violência doméstica, bem como o encaminhamento de casos fora do âmbito da atuação desta Associação para as entidades competentes.

A APROSOC – Associação de Proteção Civil, assume-se ainda na defesa dos legítimos direitos dos consumidores de serviços de emergência e proteção civil, apresentando regularmente às entidades e organismos competentes, propostas ou reivindicações que acreditamos sejam conducentes ao melhoramento da eficácia e eficiência desses serviços e por isso da segurança coletiva e bem-estar de todos.

Procuramos fazer dos nossos Associados, um grupo de cidadãos de consciência aumentada sobre os perigos e vulnerabilidades, bem como dos comportamentos e medidas de autoproteção, através da partilha de informação quotidiana oriunda de todo o globo, pedagogicamente orientada para uma cultura de proteção civil.

A APROSOC – Associação de Proteção Civil, é totalmente independente da estrutura governamental, dependendo financeiramente somente dos seus Associados e Mecenas, dai resultando a necessária independência para auxiliar, denunciar e escrutinar os organismos e serviços públicos, desejavelmente no sentido de mais e melhores serviços disponibilizados atempadamente e com a qualidade de que os cidadãos necessitam e merecem.

João Paulo Saraiva
Presidente da Direção