Bem-vindo(a) à APROSOC – Associação de Proteção Civil

A APROSOC – Associação de Proteção Civil, tem origem em meados dos anos 90, passando por um conjunto de projetos Associativos (RESCUE – APVPC, SUSF, OERPROCIV, ANARPROCIV, COPPROCIV – CPPC) que viriam a culminar no que é hoje a APROSOC. Desde a sua génese a APROSOC sempre foi dinamizadora de projetos em torno da Banda do Cidadão nos 27MHz (citizens band) e posteriormente no PMR446 (personal mobile radio) para fins de proteção civil, mas também muito ativa na sensibilização de proteção civil e até 2020 na prevenção e assistência médica pré-hospitalar em eventos. Esta determinação possibilitou à APROSOC em 2017, 2018 e 2019 prestar apoio às Radiocomunicações de Emergência em vários incêndios, por exemplo acionando meios de socorro ou fazendo a ponte de comunicação entre cidadãos em locais privados de telecomunicações de acesso público, bem como outras formas de auxílio e socorro às pessoas afetadas.

Nesta organização da sociedade civil, procuramos contribuir para a sensibilização pública no âmbito das atividades estatutariamente prosseguidas, bem como para a capacitação dos cidadãos para a autoproteção, sobrevivencialismo e resiliência face a fenómenos adversos. A APROSOC, dispõe de uma singela equipa multidisciplinar de voluntários de proteção civil, vocacionada para apoio às populações quando afetadas por situações de acidente grave, catástrofe ou outras situações de exceção, estando especialmente mais vocacionada para apoio às radiocomunicações de emergência, em locais onde face a fenómenos extremos as populações estejam privadas de acesso às telecomunicações de acesso público.

Acreditamos que, da convergência de esforços conducentes à segurança coletiva dos cidadãos, construímos um futuro mais próspero e risonho.

João Paulo Saraiva
Presidente da Direção