EXERCÍCIOS DE RADIOCOMUNICAÇÕES CIDADÃS

Quando em 2015 a APROSOC deu início aos exercícios de radiocomunicações cidadãs e, em 2017 os intensificou para semanais, nenhuma outra entidade ou grupo informal tinha qualquer atividade semanal em CB ou PMR446 e, em 2018 estendemos estes exercícios às frequências de radioamador. Em 2021 a APROSOC volta a alargar os exercícios de treino de radiocomunicações cidadãs, desta vez ao LPD433, possibilitando aos utilizadores de rádios desta norma, por um lado testar as potencialidades e reconhecer as limitações e, por outro lado, reconhecer o número de utilizadores nas imediações.

O LPD433, funcionando dentro da banda de UHF consignada aos radioamadores, possibilita em alguns dos seus 69 canais escutar radioamadores e, embora não seja lícito comunicar com eles, possibilita compreender o que é o diálogo de radioamadores.

Na CB 27, no PMR446 e no LPD433, bem como em frequências de radioamador e frequências privativas, os exercícios dos domingos de manhã vieram para ficar, estenderam-se à comunidade montanhista, aos praticantes de atividades ao ar livre, aos praticantes de voo livre, dos mais jovens aos seniores não reconhecendo barreiras geracionais, de convicções, preconceitos ou crenças. Estes exercícios unem pessoas em torno de uma paixão comum, a radiocomunicação e, ajudou a combater o isolamento social causado pela necessidade de distanciamento físico imposto pela pandemia COVID-19.

Para 2022 a APROSOC tem outras inovações na agenda, mas o ano ainda não acabou e o levantamento das restrições poderá possibilitar ainda um conjunto de outras atividades que a pandemia veio suspender.

Queremos continuar a contribuir para o desenvolvimento das atividades nas radiocomunicações cidadãs, para o aumento da comunidade utilizadora destes meios de radiocomunicação e, para que de toda esta atividade para além dos benefícios físicos e psicológicos, resulte ainda utilidade pública na aplicabilidade em casos de emergência face a situações de acidente ou catástrofe, quando as telecomunicações de acesso pública falham ou nem sequer alguma vez existiram.

Começámos por estar tendencialmente em canal 8 em PMR446, passando em seguida ainda em 2015 para o canal 7, em 2020 andámos pelo canal 2 e 6, e mais recentemente para evitarmos perturbar a esmagadora maioria do tráfego profissional, mas também para evitar interferir com iniciativas mais recentes, passámos a estar em canal 16, o mesmo canal em que passámos a estar também em CB e LPD433, sem prejuízo de usarmos os canais que melhor nos aprouver, dentro das regras legais e do espirito de harmonia na cohabitabilidade do espectro radioelétrico.

Continuamos a contar contigo, de norte a sul de Portugal continental, porque, todos precisamos de todos.