A CB (citizens band) no leste da Europa

Constata-se que para além da Ucrânia, nos países vizinhos o rádio CB está muito presente em muitos veículos. Usam o canal 22 FM como canal de chamada e, usam este meio de comunicação essencialmente fora dos grandes dos  centros urbanos e tanto em automóveis ligeiros quanto em pesados de mercadorias.

Com o despertar da Guerra na Ucrânia o tráfego aumentou, bem como o número de utilizadores da CB, talvez porque saibam que é um meio de comunicação autónomo para comunicações locais, que pode funcionar mesmo que as redes de telemóveis colapsem.

Na Polónia é possível ouvir-se frequentemente em canal 15 AM (muito usado por camionistas) a informação de acidentes, locais a evitar e pedidos de ajuda.

As mesmas vantagens podem retirar os cidadãos afetados pelos incêndios e outros desastres em Portugal se tal como na Polónia, Ucrânia ou Roménia em número significativo tivessem rádio CB instalado nos seus veículos, habitações e locais de trabalho. Naqueles países é possível encontrar mesmo cafés, restaurantes e postos de abastecimento de combustível com rádio CB, bem como ouvirem-se comunicações a reservar uma refeição, a perguntar o que é o prato do dia ou mesmo se ainda há um determinado tipo de combustível ou o aditivo “Adblue”.