Continuam a ser avistados nas imediações dos incêndios veículos todo-o-terreno com antena de rádio CB mas incontactáveis …

Em vários incêndios recentes na região centro nos cruzámos com viaturas todo-o-terreno com antena CB e tentámos contacta-los para apoio à evacuação de pessoas ou outras ações de apoio, contudo, chamados em canal 9 (canal de emergência) nenhum respondeu. Por vezes mais tarde encontrámos alguns destes parados e aproveitámos para saber como os podíamos contactar e, ficámos a saber que tinham na maioria dos casos o rádio desligado, noutros casos estavam noutro canal, e embora menos, em alguns casos o rádio não estava instalado.

Gostaríamos que os detentores de veículos todo-o-terreno soubessem que os consideramos úteis no apoio de emergência quando devidamente coordenados e que, temos muito gosto em que quando se cruzam connosco nos teatros de operações se mantenham em contacto para eventuais ações de apoio ou até mesmo apenas para troca de informação conducente a maior segurança para todos. Por esse motivo, recomendamos para facilitar a comunicação que, nas imediações de incêndios ou outros desastres, se mantenham em canal 9 AM e respondam quando chamados. Habitualmente, como não sabemos o nome de estação, chamamos pela marca e ou modelo e cor do veículo todo-o-terreno quando o visualizamos, todos podem usar este procedimento para se contactarem.  Pela nossa parte agradecemos.

Importa ainda referir que, devido ao facto de estarmos sedeados em Lisboa e, termos de garantir que quando chegamos aos Teatros de Operações os nossos voluntários estão em condições físicas de atuar em segurança, atualmente a APROSOC – Associação de Proteção civil só atua em ocorrências nas regiões Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo, sem prejuízo de excecionalmente irmos mais além.

Pode ainda acontecer que praticantes de todo-o-terreno que habitualmente passam por uma zona de desastre se cruzem ou visualizem outros com quem por questões de segurança tivessem interesse em contactar, se todos ligarem o rádio CB em canal 9 AM o ponto de encontro via rádio está assegurado.

Para quem usa o rádio CB apenas em atividades em coluna, por vezes não vão ao pormenor de ter a antena com a relação de ondas estacionárias afinada ao mínimo, ou até usam antenas mais curtas, importa contudo saber que ambas as situações limitam o alcance e que, a antena razoável deve ter pelo menos 1,5metros e idealmente cerca de 2 metros, bem como, que antenas instaladas na traseira ou para-choques da viatura servem somente geralmente para comunicações em coluna e têm pouca aplicabilidade em comunicações táticas em desastres com maiores obstáculos ou maiores distâncias (até 6Km). Embora mais exposta ao contacto com as árvores, a antena possibilita o máximo alcance colocada ao centro do tejadilho, sendo aceitável o seu rendimento colocado de lado ou atrás no tejadilho, bem como no capot do motor, todas as demais soluções limitam excessivamente o alcance.

A APROSOC – Associação de Proteção Civil, faz aos seus Associados a otimização dos equipamentos CB dentro dos limites legais de modo a possibilitar o melhor alcance local, sempre a pensar na utilidade desses equipamentos em situação de desastre, recomendando-se que cada detentor de um rádio CB procure junto do seu técnico de radiocomunicações garantir que o seu equipamento se encontra em perfeitas condições de funcionamento.

O presente artigo de opinião não tem como objetivos atrair novos Associados ou Voluntários para esta Associação, apenas informar os detentores de veículos todo-o-terreno de formas de cooperação cívica conducentes a maior segurança coletiva.

Caso pretenda ser voluntário de proteção civil, recomendamos que contacte o Serviço Municipal de Proteção Civil do seu Concelho ou, a Unidade Local de Proteção Civil da sua Freguesia e lhe preste a sua colaboração possível.

Agradecemos a inestimável atenção dispensada e desejamos a todos bons passeios e regresso ao lar sempre em segurança.