Como podem os voluntários de proteção civil escutar legalmente os meios aéreos de combate a incêndios?

Estimados Voluntários e/ou Associados da APROSOC

Já se questionou sobre, como podem os voluntários de proteção civil, bombeiros e outros operacionais em prevenção ou envolvidos nas operações, estar atentos às comunicações dos meios aéreos de combate a incêndios entre si ou com o comando das operações aéreas (COPAR) sem estarem na posse de equipamento que não tenham legitimidade para usar?

Tratando-se da segurança dos envolvidos, por exemplo para não serem surpreendidos com descargas de água, não estarem em locais em que possam perturbar a manobra de meios aéreos, entre outras situações estes operacionais podem estar atentos às comunicações através de recetores vulgarmente chamados “scanners”, sem que para isso seja necessária uma licença por se tratarem de equipamentos meramente recetores. Contudo, existem boas práticas éticas a ter na interceção das comunicações e, embora a banda aeronáutica seja escutada por milhares de pessoas em Portugal, recomenda-se que o conteúdo das comunicações não seja revelado para quaisquer fins e, somente seja usado para conhecimento próprio, em especial quando se trate da segurança do próprio ou da segurança coletiva dos cidadãos.

 

Somos ainda frequentemente questionados por alguns dos nossos Voluntários e/ou Associados sobre que equipamentos usamos para escutar a banda aeronáutica e as comunicações nos teatros de operações, pelo que, embora possam em alguns casos particulares dispor de outros equipamentos, os voluntários da APROSOC usam essencialmente os seguintes recetores:

Uniden SDS 200 (analógico e digital)
Uniden BCT15X
Uniden BC355N/CLT (versão económica em relação ao anterior)
Uniden UBC125XLT
Uniden UBC75XLT (versão económica do anterior)
Uniden BCD436HP (analógico e digital)

Porque optámos por esta marca e não por outras?
Todos os equipamentos têm vantagens e desvantagens quando comparados com outros, mas a Uniden é um dos maiores fabricantes mundiais, de onde saem ou saíram equipamentos de muitas outras marcas tais como a President, Cobra, alguns equipamentos Midland e muitos outros.
Na relação preço/qualidade é uma solução razoável.
Os scanners desta marca apresentam uma das mais elevadas velocidades de varrimento de canais por segundo.

Existem outras marcas de qualidade até superior (Rode&Schwarz, ICOM, AOR, …) contudo com equipamentos bastante mais dispendiosos.
A Uniden dispõe ainda de outros modelos mais económicos, contudo tendo sido até então testados por nós 23 modelos estes 7 foram os nossos eleitos.

ATENÇÃO: As frequências apresentadas nos ecrãs das imagens não correspondem a qualquer frequência de interesse em Portugal.
A utilização de equipamentos de escuta para fins ilícitos é passível de procedimento criminal.