Voluntariado de Radiocomunicações Cidadãs de Emergência no Concelho de Oeiras

Em caso de desastre é muito provável que as telecomunicações de acesso público falhem, sendo importante que os cidadãos conheçam as alternativas ao seu dispor tanto no que respeita aos equipamentos de radiocomunicações cidadãs (CB-Citizens Band, PMR446 (personal mobile radio), ou LPD433 (low power device) quanto nos alcances que estes possibilitam.

Neste contexto, a APROSOC – Associação de Proteção Civil, procura envolver cidadãos usufrutuários desses meios de radiocomunicações, bem como outros que estejam interessados em experienciá-los, reunindo-os em canais / frequências comuns numa ação de exploração semanal à rede já realizada por esta Associação desde 2017 logo após os catastróficos incêndios que devastaram o país.

Neste contexto, convidamos os usufrutuários de meios de radiocomunicações cidadãs e, também os radioamadores para, integrarem este projeto de voluntariado conducente ao reconhecimento permanente dos alcances destes meios de radiocomunicação, pela sua aplicabilidade face a situações de emergência, acidente grave ou catástrofe.

Para o efeito a APROSOC tem a capacidade de empréstimos temporário de alguns equipamentos aos voluntários que integrem este projeto de voluntariado, bem como, disponibiliza a ação formativa para a sua correta operação.

Requisitos:

  • Ser ouvinte e falante;
  • Ter tendencialmente disponibilidade para comunicar via rádio a partir de qualquer local do concelho de Oeiras durante pelo menos 10 minutos no período compreendido entre as 10 e as 12 horas aos domingos;
  • Ser maior de 16 anos (no caso dos menores de 18 anos têm de possuir autorização escrita do encarregado de educação).

    INSCRIÇÃO