AM/FM na citizens band (CB)

Constata-se que o FM a 1,2KHz de modulação é insuficiente para melhorar a compreensibilidade em comunicações onde o AM já  a inviabiliza e que, para que tal aconteça o ideal é que o desvio seja de cerca de 2KHz, não devendo exceder os 2,5KHz  de pico para não interferir nos canais adjacentes, até porque a partir dos 3KHz os equipamentos mais modernos cortam a recepção. Conclui-se que para comunicações com sinais fortes o AM é o modo de operação mais confortável e menos agressivo ao ouvido e que, o modo de FM com desvio por volta dos 2KHz é o que mais facilita a compreensibilidade da mensagem onde o AM já não o possibilita.
Por outro lado, o ajuste de rádios de FM com desvio de modulação próximos dos 3KHz, em caso de uso de microfone com pré-amplificador facilmente excede os 3KHz tornando-se um constrangimento à comunicação com equipamentos mais modernos pelos motivos acima mencionados.

Quando a APROSOC ainda se denominava SUSF (2008), iniciou em Portugal a maior campanha de incentivo à utilização do FM, que nem mesmo o facto de em determinado período ter sido o único modo permitido em vários países da Europa incluindo Portugal, havia convencido os utilizadores da CB a usar, sendo mais os prevaricadores na época a usar o AM e SSB do que os utilizadores do FM. Desde 2017 com a intensificação das campanhas da APROSOC, o FM veio a ganhar cada vez mais adeptos, até por possibilitar atenuar ruídos modulados em amplitude, considerando-se um sucesso com o qual a APROSOC se congratula.

Contudo, o número de utilizadores de rádios CB somente com AM ainda é muito expressivo e, por outro lado é um modo de operação muito agradável e até nostálgico.

Por este motivo a APROSOC mantém-se ativa em AM e FM e, como já aqui reiterámos em diversos artigos, mantemos a determinação de continuar estes modos pelo facto de inequivocamente serem os mais inclusivos.

Existem muitos equipamentos trazidos de outros países da Europa somente com AM, outros somente com FM, outros ainda com apenas 1W (Watt) em AM e 4W em FM, outros com apenas alguns canais em AM e 40 canais em FM, outros ainda clássicos com apenas 1, 3, 6, 12 ou 23 canais, procurando a APROSOC ser agregadora de todos estes utilizadores nas suas áreas geográficas de influência, o que temos vindo a conseguir com a nossa presença assídua e comprometida com estes modos de operação.

Glossário:

  • CB citizens band (banda do cidadão)
  • AM – modulação de amplitude
  • FM – modulação de frequência
  • SUSF – Socorristas Unidos Sem Fronteiras