Diferenças entre um President Mc Kinley legal ou ilegal em CB

O Rádio President Mc Kinley é um equipamento CB (citizens band) com declaração de conformidade válida na esmagadora maioria de países do mundo, podendo ser legalmente usado com as suas características multinorma na Europa e FCC nos Estados Unidos da América.

No caso dos radioamadores técnicos têm legitimidade para modificar qualquer equipamento de CB ou outro para operar nas bandas de radioamador, contudo, esse mesmo equipamento deixa de poder ser usado em CB.

Quando se procede ao corte do shunt e muda de sítio do jumper interno do President Mc Kinley, não só fica aberto às frequências das bandas de 10, 11 e 12 metros, como aumenta a potência acima do legalmente permitido para CB, podendo reconhecer-se um equipamento modificado de um não modificado pelo ecrã quando não se acautela a redenominação da banda A no equipamento modificado.

Na imagem seguinte pode observar-se um equipamento modificado a operar ilegalmente em CB caso emita tal como se apresenta e, na imagem imediatamente seguinte um equipamento a funcionar no estrito cumprimento das multinormas em vigor na Europa.

Na APROSOC gostamos muito deste equipamento e, optámos por ter dois rádios destes para CB e, outros dois modificados para as bandas de radioamador, um conjunto destes em base e outro para atividades de campo.