ATIVIDADE VULCÂNICA AÇORES – TELECOMUNICAÇÕES E ENERGIA

Crise sismo-vulcânica nos Açores: O que se sabe até ao momento sobre São Jorge

Face ao risco de reativação vulcânica na Ilha de São Jorge, é possível que as populações face a fenómenos sísmicos ou mesmo da libertação de lava fiquem privados de telecomunicações de acesso público e acesso a energia elétrica.

Os cidadãos da região autónoma podem, contudo, recorrer a walkie-talkies PMR446 que ainda existem em stock em algumas superfícies comerciais do Arquipélago, ou mesmo a rádios da Banda do Cidadão, que possibilitam manter a comunicação local com familiares e amigos de modo a coordenar a entreajuda local ou em alguns casos até mesmo entre ilhas.  

É igualmente recomendável que possuam powerbanks e pilhas de reserva face a um eventual cenário de falhas no abastecimento de energia elétrica.

No caso dos radioamadores da região, podem em caso de falha na ligação de telecomunicações entre ilhas ou mesmo ao continente, assegurar as comunicações nas frequências previstas para o efeito no âmbito do Plano de Banda da IARU.

A APROSOC encontra-se desde o passado sábado a acompanhar a atividade sísmica na região e pronta para o eventual necessário apoio nas radiocomunicações de emergência.

É também importante que todos os cidadãos disponham na região de máscaras respiratórias FFP3 ou com filtros ainda mais eficientes, bem como reservas alimentares e métodos de conservação de alimentos sem recurso à energia elétrica.

Fique atento às informações difundidas pelas autoridades nas redes sociais e órgãos de comunicação social, não esquecendo que deve ter para o efeito um rádio (telefonia) e pilhas de reserva (ou dínamo) para estar atento às recomendações de autoproteção.

Temos ainda conhecimento de que radioamadores da Associação de Radioamadores dos Açores estão já preparados preventivamente para assegurar a ponte de comunicações, tendo já inclusive instalado infraestruturas de reserva para o efeito. (Fonte CT2IQE / FEÉNIX 53).