Acerca de equipamentos rádio para a Banda do Cidadão CB 27 MHz com bandas laterais (SSB) (por Sérgio Matias – CT1HMN)

Se consultarmos a norma europeia harmonizada e demais documentação conexa, percebemos que os equipamentos CB não podem ter controlos acessíveis ao utilizador que lhe permitam alterar a frequência de transmissão para além da frequência central de cada um dos 40 canais, entre outros requisitos não menos importantes.

Uma estação que transmita em bandas laterais (SSB) com um equipamento CB, assumindo tudo o que consta nas normas, nos requisitos e nas características técnicas, pode não estar exactamente na frequência central do canal (ao “meio-dia” como é comum ouvir), mas umas dezenas de Hertz acima ou abaixo dessa, pois a tolerância dos equipamentos à saída da fábrica é normalmente de +/- 300 Hz.

É contudo prática comum, seja com equipamentos novos ou usados, entregá-los a um serviço técnico para que possa aferir os vários parâmetros e afinar se necessário, dado que qualquer desvio de frequência em bandas laterais (SSB) é mais notório do que nos modos AM e FM.

É também frequente ouvirmos comentários a indicar que determinada estação a transmitir em bandas laterais (SSB) está desviada, e que essa estação tem que acertar a frequência para que coincida com a dos demais participantes na conversação, mas em bom rigor, isso não é possível.
O que é possível, e mais uma vez assumindo tudo o que consta nas normas, é apenas o ajuste da frequência de receção em SSB com recurso ao “clarifier“. Caso o ajuste do “clarifier” da estação recetora não tenha alcance suficiente para proceder à sintonia da estação emissora, poderá ser que o equipamento da estação emissora careça de uma revisão técnica.

Portanto, se determinado equipamento CB permite ajustar a frequência de transmissão em bandas laterais (SSB) no botão do “clarifier“, é porque foi objecto de uma modificação e como tal deixou de ser um equipamento CB segundo as normas, sendo uma prática comum efetuar esta modificação, para conveniência da operação em bandas laterais.

Se determinado equipamento “CB” já vem de origem com a possibilidade de ajustar a frequência de transmissão no botão do “clarifier“, então não é um equipamento CB segundo as normas europeias.

Autor: Sérgio Matias
Vogal da Direção da APROSOC
CT1HMN