Porque não usamos bandas laterais em CB nos treinos ao domingo de manhã?

A atividade na banda do cidadão está maioritariamente centrada em bandas laterais tanto nos 40 canais legais, quanto em canais ilegais, fazendo isto com que se torne poupo atrativa e desmotivadora para quem tem rádios CB (citizens band) apenas com AM/FM. Há quem passe dias a fio sem conseguir estabelecer um contacto em AM ou FM com exceção dos canais ocupados por profissionais dos transportes com as suas comunicações sui generis e pouco atrativas ou mesmo dissuasoras. Existem inúmeros canais com atividade em bandas laterais, geralmente ocupados por pessoas menos sensíveis às comunicações em AM/FM, embora como em tudo existem exceções. Pretendemos por isso que o treino de domingo seja a oportunidade de quem se inicia no CB, ou quem regressa e tem somente AM/FM saiba que tem oportunidade de ao domingo de manhã entre as 10:30 e as 11:30 estabelecer contacto com outras estações, fazer novas amizades, praticar procedimentos radiotelefónicos corretos e universais, sem se sentir instado a adquirir um rádio com bandas laterais (que pode nem ter condição económica para o adquirir) para comunicar com outros utilizadores da banda do cidadão.

Se fosse para operar em bandas laterais não se justificava esta nossa atividade domingueira, pois para isso basta selecionar outros canais e o que não falta por lá são pessoas com quem comunicar, geralmente privilegiando os contactos a longa distância, outro fator diferenciador da APROSOC que valoriza essencialmente a comunicação local.

Por outro lado, não somos adeptos de potências ilegais nem começamos a atividade a ligar o sintonizador automático do equipamento de radioamador para operar em CB, somos uma espécie de defensores dos legais e protetores dos mais fracos (no que concerne à potência de emissão), pois fazer contactos com grandes potências de emissão é fácil, difícil é com potências legais.

Neste contexto tudo se resume a opções, a opção de participar nas atividades incomuns porquanto objetivas da APROSOC, ou a participação em outras atividades mais comuns, facto indelével de que muito nos orgulhamos.