Valores filosóficos da APROSOC em Proteção Civil

A filosofia de participação na proteção civil por parte da APROSOC assenta na capacitação dos Associados para organização de comunidades locais de voluntários para prevenção, autoproteção e resposta ao apoio de emergências nas suas áreas de residência, onde não existam Unidades Locais de Proteção Civil, sendo que onde as existem recomendamos que as integrem sem prejuízo da incessante procura de mais saberes e melhor equipagem e treino individual, familiar e populacional.

A APROSOC é a soma do trabalho dos seus Associados e Voluntários, bem como a inerente partilha de saberes.

Sem a ação de cada um dos membros da APROSOC, esta Associação é pouco mais do que o papel da sua constituição, o valor de uma Associação assenta essencialmente nas pessoas que a compõe. Mais do que a imagem que uma Associação projeta, que pode ser trabalhada através de técnicas, nenhuma imagem por melhor que seja é mais importante do que a soma das ações de cada membro da Associação.

Mais do que a adrenalina da ação na intervenção, a APROSOC valoriza a prevenção, mitigação e preparação evitando os riscos possíveis de evitar preparados para os que não são evitáveis e, mais capazes de ser resilientes faca e acidentes graves ou catástrofes.

O propósito dos Associados numa Associação é o financiamento e/ou participação nas atividades e concretização de objetivos estatutários e, não aceitar esta realidade é puro negacionismo.

Acreditamos que nem os cidadão organizados para proteção civil substituem os serviços e agentes de proteção civil, nem esses substituem o dever dos cidadãos organizarem a sua autoproteção. Ambas as ações se complementam em simbiose. Para além da autoproteção, não devemos perder de vista que os agentes de proteção civil são nossos concidadãos, devendo por isso todos nós prestarmos-lhes toda a colaboração possível.