Os “macanudos” originais

O que distingue os macanudos (leia-se cebeístas) usufrutuários da banda do cidadão  (CB – citizens band) de outros, não é seguramente o uso de rádios de amador na banda do cidadão, nem tão pouco o uso de amplificadores de potência, mas sim o uso de genuínos rádios CB (citizens band).

Há uma nova espécie de ocupantes ilegítimos da banda do cidadão, os que o fazem com rádios de amador, com potências que só o radioamador poderia legalmente utilizar e que parasitam a banda do cidadão gerando constrangimentos aos legítimos e originais macanudos.

Ainda assim, existem ainda muitos “macanudos originais” que assim se mantém na essência da CB possibilita em termos de frequências e potências não prejudiciais à saúde dos próprios ou de terceiros.

Nos últimos anos têm-se provado que afinal com uma antena com zero decibéis de ganho, de que é exemplo por exemplo a antena colinear de 1/4 de onda  T2LT, é possível atingir alcances surpreendentes mesmo com os 4W em AM/FM, contudo, muitos procuram antenas capazes de multiplicar a potência aparente radiada ou mesmo amplificadores de potência, muitas vezes desprezando a qualidade dos componentes das baixadas coaxiais, optando pela solução menos eficiente e que garante o maior consumo de energia elétrica em detrimento das soluções licitas e mais amigas do ambiente.

Cada um decide se pretende ser um “macanudo original” ou um parasita da Banda do Cidadão que o acolheu e que acaba por ser prejudicada pelo acolhido. Não é o uso do termo “macanudo” que faz dele um cebeísta original, é o facto de ser um cebeísta original que faz dele um bom macanudo.

Recorde-se o que o dicionário PRIMBERAM nos diz sobre o termo “macanudo”:

macanudo

macanudo | adj.

ma·ca·nu·do

adjectivo

1. [Brasil]  Forte.

2. Respeitável.

3. Muito bom.

“macanudo”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/macanudo [consultado em 31-05-2022].

Podemos assim facilmente concluir que, no Brasil, a “terra sem lei” o termo é associado a “forte”, e que em muitos outros países que usam o termo tem um significado diferente, nomeadamente “respeitável” ou “muito bom”, contudo, como podem ser respeitáveis ou aceites como muito bons aqueles que recorrem à ilegalidade para sobrepor as suas transmissões às de outros ou mesmo prejudicar a saúde dos próprios ou terceiros com as suas potentes radiações invisíveis mas nocivas à saúde?

Convoy Madness! 12 Classic CB-Radio Ads | The Daily Drive | Consumer Guide® The Daily Drive | Consumer Guide®