Potênciais burlas em nome do apoio à Ucrânia

Estão a surgir nas redes sociais apelos a bens para a Ucrânia, nomeadamente equipamentos de radiocomunicações, sendo que alguns desses apelos chegam por parte de pessoas de índole duvidosa. Neste contexto, não procurando demover os cidadãos portugueses da solidariedade que tão lhe é peculiar, recomenda-se que só sejam entregues bem a organizações que publiquem as listagens dos bens recebidos e, façam prova da entrega, através de guia assinada, nas embaixadas ou consulados daqueles países que, devem assinar e carimbar as respetivas guias de entrega, sob pena de tais bens nunca chegarem ao país necessitado.
O povo português é solidário por natureza, contudo, ainda tem presente o que se passou em Pedrogão Grande, sendo prudente exigir mais transparência em todo o processo.
Em alternativa os cidadão solidários podem fazer chegar diretamente esses bens às embaixadas e consulados daquele país, tanto em Portugal como nos países mais próximos da Ucrânia e membros da União Europeia, devendo indicar expressamente os fins a que se destinam os equipamentos, por exemplo:
Обладнання радіозв’язку для підтримки військової мережі (Equipamento de rádio comunicações para apoio à rede militar).

Embaixada da Ucrânia em Lisboa – Portugal
Av. das Descobertas 18, 1400-092 Lisboa
Telefone: 21 301 0058

Seja efetivamente solidário.