Teste da rede CAOS

Esta noite foi testada a rede de COMUNICAÇÕES ALTERNATIVAS PARA OPERAÇÕES DE SOBREVIVÊNCIA (CAOS) …

O exercício procurou demonstrar os constrangimentos de comunicação de curta e média distancia face a uma situação de colapso social na sequência de um desastre e, situações de exceção requerem soluções de exceção pelo que as comunicações decorreram  com recurso a frequências em HF, VHF e UHF, incluindo as bandas dos 27 e dos 446 MHz, bem como redes privativas. As frequências e potências usadas nos testes foram limitadas ao estritamente necessário para que a comunicação se estabelecesse de forma eficaz, contando todos os participantes com equipamentos especialmente preparados para o efeito.

A rede CAOS é um programa de radiocomunicações no âmbito do sobrevivencialismo, que procura capacitar os interessados para as alternativas de radiocomunicações com os seus familiares quando as telecomunicações de acesso público colapsam.

São poucos os cidadãos que se preparam para manter a comunicação familiar via rádio quando falham as telecomunicações de acesso público mas, os que o fazem, fazem-no com grande empenho, é esta a conclusão deste exercício. Sendo bastante gratificante constatar o grau de preparação de pessoas de todas as idades, no caso, desde crianças desde os 7 anos, até mesmo a idosos com mais de 70 anos que surpreenderam pela positiva com a sua elevada proficuidade na operação, estando todos de parabéns.

A APROSOC agradece a todos os que participaram nesta iniciativa, realizada sem anuncio público prévio por motivos filosóficos no âmbito do sobrevivencialismo.  Foram 5 famílias num total de 14 participantes que nos preencheram de sentimento de gratidão pela entrega e disponibilidade.

Obrigado.

João Paulo Saraiva

Presidente da Direção