Em que pode a “Guerra” da Rússia contra a Ucrânia afetar Portugal?

Portugal, como membro da NATO, está desde hoje mais propenso a ciberataques da Rússia, podendo ser afetados serviços de telecomunicações e, com eles os serviços de pagamento eletrónico ou mesmo o levantamento de dinheiro em terminais multibanco numa fase em que a maioria dos bancos reduziram drasticamente o número de funcionários e o atendimento presencial foi substituído pelas operações eletrónicas.
 
Também alguns produtos que importamos da Rússia e outros países da Europa de Leste podem começar a escassear nas prateleiras das superfícies comerciais e na industria, tais como: milho, óleos de plantas, ferro e aço e outros metais e produtos químicos (fonte:RTP).

Sem alarmismos, até porque, caso nada venha a ser necessário terá pelo menos servido de treino, recomendamos por isso que todos tenham e testem comunicações alternativas, bem como dinheiro físico e mantimentos para 3 meses em autonomia total, incluindo fontes de energia elétrica alternativa e combustíveis.

Ontem mesmo, a APROSOC testou a Rede de COMUNICAÇÕES ALTERNATIVAS PARA OPERAÇÕES DE SOBREVIVÊNCIA (CAOS), uma rede de comunicações comunitárias locais.

Se tem outra opinião, discorda de nós ou tem algo a acrescentar, agradecemos que partilhe connosco a sua opinião nos comentários.