PMR446 canal 7-7, esclarecimento…

Estimados seguidores

Somos frequentemente confrontados com questões relativas a chamadas de pedidos de informação no canal 7-7 em PMR446, em que em alguns casos invocam que se não há resposta para informação também não haverá para socorro. Pelo que vem esclarecer o seguinte:

1º A APROSOC – Associação de Proteção Civil não garante resposta a rigorosamente nada, pelo simples facto de que é uma organização de direito privado sem quaisquer subsídios do Estado, possibilitando, contudo, a resposta nos teatros de operações em que os seus voluntários estejam a intervir;

2º A APROSOC não se propõe dar resposta às solicitações em qualquer canal em PMR446, mas sim incentivar a organização local das radiocomunicações cidadãs em alternativa às telecomunicações de acesso publico, onde estas não existam ou falhem;

3º Não existe qualquer norma legal que defina o canal 7-7 do PMR446 como canal destinado a fins diferentes dos demais canais. O que existem são iniciativas cidadãs;

4º Pensar o canal 7-7 do PMR446 como resposta de emergência quotidiana é em nosso entendimento um erro, por um lado porque se são equipamentos incompatíveis existirão constrangimentos na comunicação e, por outro lado, são equipamentos legalmente destinados a comunicações de curto alcance, na sua génese destinados a fins comerciais sendo a atividade recreativa residual quando comparada com a atividade comercial, dai resultando frequentes interferências;

5º O PMR446 pode ser uma importante ferramenta de comunicação em cenários de emergência, acidente grave ou catástrofe, e por isso, a APROSOC faz escuta tendencial a alguns canais entre eles o 7 (sem decoder) em alguns locais do Portugal continental (onde tem Associados ou onde está de prevenção ou atuação) face à previsão ou ocorrência de acidente grave ou catástrofe, sendo impraticável fora disso estar a ouvir inúmeras comunicações das mais diversas atividades, incluindo crianças a brincar com walkie-talkies PMR446;

6º A APROSOC não tem qualquer relação com a autodenominada organização “Canal 7-7 Portugal”, nem reconhece a essa organização qualquer idoneidade, pelo que não nos pronunciamos sobre as iniciativas de tal organização sem personalidade jurídica, de quem não se conhece qualquer atividade profícua ou reconhecimento legal para atividades de proteção e socorro;

7º A APROSOC não tem qualquer relação com a autodenominada organização “Rádio Emergência Portuguesa”, nem reconhece a essa organização qualquer idoneidade, pelo que não nos pronunciamos sobre as iniciativas de tal organização sem personalidade jurídica, de quem não se conhece qualquer atividade profícua ou reconhecimento legal para atividades de proteção e socorro;

8º De entre as diversas organizações sem personalidade jurídica dedicadas às comunicações de emergência, também em PMR446, a APROSOC somente reconhece utilidade prática na atividade da autodenominada “SER – Serviço de Emergência Rádio”;

9º Relativamente às promessas enganadoras feitas pelas organizações que garantem algum tipo de resposta via PMR446, somente se oferece dizer-nos que refletem uma incomensurável ignorância embora possam estar repletas de boas vontades;

10º Acresce dizermos que, a APROSOC não tem qualquer ligação, acordo ou protocolo de cooperação com quaisquer organizações informais, somente tendo acordos com organizações legalmente reconhecidas pelo Estado Português, sejam elas empresas com ou sem personalidade jurídica.

O Canal 7 pode perfeitamente estar convencionado por comunidades usufrutuárias deste segmento de banda para comunicações locais para fins de resposta à Emergência durante a ocorrência de situações de acidente grave ou catástrofe, a APROSOC também o faz, dai a esperar-se dai um serviço de resposta à emergência, de um serviço destinado a comunicações de curto alcance, parece-nos nos mínimo uma subversão do conceito aliado a uma incomensurável ignorância.

Não se admire por tudo isto que possa chamar em canal 7 ou 7-7 (446.08125MHz CTCSS 85,4Hz) e possa não obter qualquer resposta, pois embora tal o possibilite não o garante, mas também pode acontecer ter nesse ou qualquer outro canal a resposta de que necessita.