PRÉ AGENDA

Aqui são depositadas intenções de realização de atividades futuras por propostas de Associados e que se deseja se realizem logo que possível. 

Datas a agendar em Outubro
– Módulo de Formação sobre norma ATEX e norma IP (Associado 283)
– Módulo de Formação sobre medidores de gases (Associado 283)
– Módulo de Formação sobre radiação nuclear (convidado)
_________________

BREVEMENTE
RECONHECIMENTO PRÁTICO DE COBERTURA DE RADIOCOMUNICAÇÕES CIDADÃS

PROMOTOR

APROSOC – Associação de Proteção Civil

ATIVIDADE
Vamos  realizar uma tertúlia de reconhecimento do local estratégico nº 1  (LE1) que servirá de base inicial ao reconhecimento de cobertura de radiocomunicações cidadãs que se realizará durante as próximas semanas na freguesia de Barcarena, sendo o ponto de encontro de dia __ de _______ às 20:30 no Agrupamento de Escuteiros da Outurela, no Bairro Alto dos Barronhos em Carnaxide.
O reconhecimento que, se iniciará já no dia __ de _______ entre, com encontro junto à pastelaria “O Casarão” em Queluz de Baixo, utilizará os seguintes meios de radiocomunicação:

  • PMR446 em canal 9-1 (portátil de mão) com antena original integrada e não superior a 8 cm. 
  • CB portátil ou móvel com antena não inferior a 1 metro de comprimento em canal 19 FM. 
  • Rádio portátil da rede privativa em canal 1 com antena não inferior a 8 cm (quem não tiver a Associação pode emprestar dentro do limite dos que temos).
  • Rádio VHF de AMADOR ou scanner em 145.3875MHz com antena não inferior a 10 cm (quem não for radioamador pode escutar e reportar ao LE as condições de recepção por uma das outras vias).
RECOMENDAÇÕES
É recomendável que nas atividades diurnas usem roupa e calçado adequado às condições meteorológicas, ainda que nas atividades noturnas se façam acompanhar sempre de cantil ou garrafa de água. 
AÇÃO DAS ESTAÇÕES MÓVEIS OU PORTÁTEIS
As estações apeadas ou em viatura a percorrer a localidade, em cada contacto efetuado com o LE devem indicar condições de recepção quanto à inteligibilidade dos sinais recebidos numa escala de 1 a 5 sendo que 1 é imperceptível, 2 percebe-se que alguém está a falar mas compreende-se muito pouco, 3 compreende-se razoavelmente, 4 compreende-se bem, 5 compreende-se sem qualquer dificuldade.
Devem ainda as estações apeadas informar o nome da via em que se encontram, número de polícia e/ou pontos de referência geográfica. 
 
AÇÃO DA ESTAÇÃO NO LOCAL ESTRATÉGICO
Por sua vez a estação móvel instalada no LE 1, deve registar toda a informação que lhe é transmitida, para após a atividade e no espaço máximo de 4 dias enviar um relatório contendo um mapa da localidade explorada com notas sobre os locais e bandas onde houve dificuldade de comunicação. 
 
OPERAÇÃO DE ESTAÇÕES PORTÁTEIS
Na operação de estações portáteis, todas as estações devem garantir que no exterior de viaturas ou edifícios quando em contacto com o LE, rodam o equipamento 360º e fixam para contacto a direção que possibilita melhores condições de recepção. Caso utilize microfone de mão e o equipamento elevado acima da cabeça este procedimento de rotação é dispensado.
COMPOSIÇÃO DAS EQUIPAS E NÚMERO MÍNIMO DE PARTICIPANTES

Cada equipa apeada ou no LE é composta por pelo menos dois elementos e a realização de cada ação de reconhecimento está condicionada ao mínimo de uma equipa de LE e duas equipas apeadas (EA), num mínimo total de 6 (seis) elementos.

PARTICIPAÇÃO DE FAMILIARES  E ANIMAIS OU DE COMPANHIA DE ASSOCIADOS 

Podem acompanhar os elementos da APROSOC a participar na atividade os familiares ou os animais de companhia que o entendam por bem. 
 
IDENTIFICAÇÃO
Cada membro da APROSOC a participar na atividade deve estar identificado com colete/polo/t-shirt/casaco/parka. 
 
RELAÇÕES PÚBLICAS
Caso sejam abordados por qualquer cidadão ou agente de autoridade curioso sobre a atividade, devem informar que fazem parte de uma Associação de Proteção Civil e que estão a realizar um estudo prático de cobertura de radiocomunicações cidadãs na zona.
Esta atividade não carece de qualquer tipo de autorização e por isso não devem prestar qualquer outro tipo de esclarecimento, devendo caso exista algum tipo de insistência em mais informação, remeter para o contacto com a Associação pelo e-mail [email protected]
 
COMUNICAÇÃO COM INTERLOCUTORES FORA DA ÁREA
As estações envolvidas podem e devem comunicar com as estações que consigo desejem comunicar, desde que tal não provoque constrangimentos ao desenvolvimento da ação, devendo o LE registar esse contacto no seu relatório. 
 
GASTRONOMIA DA ZONA
A Freguesia de Barcarena é conhecida pela boa gastronomia que faz com que diariamente membros da ANEPC e até do Governo ali se desloquem a certo restaurante para almoço ou Jantar, ficando por isso em aberto se assim o desejarem que as atividades futuras sejam antecedidas ou sucedidas de almoço ou jantar. 
 
ÁREA GEOGRÁFICA E REPLICAÇÃO DA INICIATIVA
A razão pela qual começamos neste concelhos é por um lado a iniciativa ter partido de um elemento do Núcleo de Oeiras e ter o apoio de elementos do Núcleo de Cascais, nada havendo a opor a que seja replicada por outros núcleos que para tal se organizem em quaisquer outros concelhos. 
 
BOA AÇÃO
Sendo que faz parte do decálogo do membro da APROSOC praticar pelo menos uma boa ação diária, seja em prol da vida humana, da vida animal, do ambiente ou da natureza, sugere-se que se outra oportunidade não surgir, cada participante retire da rua pelo menos um objeto de lixo e o deposite no recipiente apropriado. 
 
ANGARIAÇÃO DE FUNDOS
Inúmeras outras organizações aproveitam a organização de atividades para angariação de fundos e fixam um valor, por exemplo para passeios locais algumas organizações fixam valores entre os 10 e os 30€, pelo que, não sendo condição obrigatória na APROSOC para a participação, convidamos os Associados que desejem ajudar a Associação a angariar fundos, que transfiram para a conta da Associação o valor que entendam por bem, ainda que apenas 1€ seja já é uma ajuda importante.
 
NOTA FINAL
Cada uma das ações a desenvolver terá por um lado uma vertente técnica, por outro lado uma vertente formativa, de treino e valorização pessoal, por outro lado uma vertente lúdica, mas será certamente acima de tudo muito aprazível e positivamente memorável para todos, possibilitando a todos conhecer mais recantos e encantos das regiões onde vivemos ou por onde passamos mas que não conhecemos.

________________________