Importa viver o melhor, preparado para o pior … prepare-se!

Recentemente o Governo alemão através dos seus serviços de proteção civil, pediram aos cidadãos um conjunto de medidas para evitar constrangimentos mais graves provocadas pela crise resultante da invasão da Ucrânia pela Rússia. Dessas medidas destacam-se a reserva de alimentos para pelo menos dez dias, dar preferência a produtos alimentares não perecíveis e com um prazo de validade mais extenso.
A par desta medida os serviços de proteção civil da Alemanha pediram ainda uma poupança mínima de 10% nas energias, combustíveis e eletricidade, para evitar chegar-se ao racionamento ou falhas de abastecimento.

Sambemos que em Portugal a situação é diferente, porque as fontes de abastecimento de gás pelo menos são diferentes, ainda assim, a tensão no conflito armado em causa sobe e a escalada pode originar no limite a 3ª Guerra Mundial, sendo prudente estarmos preparados para o pior vivendo o melhor da forma possível, vários especialistas militares e/ou em relações internacionais apontam a possibilidade da escalada do conflito e de Portugal vir a sofrer ainda mais com ele.

A APROSOC – Associação de Proteção Civil, volta por isso a recomendar aos cidadãos que façam reservas de alimentação para sobrevivência em autonomia total para período não inferior a 10 dias, sem esquecer pelo menos 2 litros de água potável para consumo humano por dia e, sem esquecer os animais de companhia, bem como 5 litros diários de água para lavagens e banhos.

A pensar na higiene corporal, em caso de escassez de produtos de higiene, tenha presente que o sabão azul e branco, não sendo o ideal, pode ser uma solução de recurso, sendo recomendável ter uma barra para cada família.

Sabemos que os ataques informáticos e outros a sistemas de telecomunicações em situações de conflito armado são frequentes, importando por isso dispor de formas de comunicação local alternativa. Dispor de walkie-talkies compatíveis com os de familiares e vizinhos de maior proximidade pode ser uma vantagem, mas não se esqueça da forma de os alimentar. Ter baterias de maior autonomia, preferir os que possibilitam o carregamento USB por exemplo através de powebank ou tomada de isqueiro de um veículo, ou mesmo ter um dínamo manual ou painel solar para recarregar os walkie-talkies e telemóveis pode ser importante.

Não esqueça que mesmo sem rede o telemóvel pode ser importante para aceder a informação guardada na memória interna.

Fique atento aos canais de informação da APROSOC, procuraremos mantê-lo informado, mas não deixe a sua preparação para quando for tarde demais, prepare-se, equipa-se, treine-se, forme-se.