O origem da saudação “73” nas radiocomunicações…

Atualmente uma das expressões mais utilizadas nas radiocomunicações é 73, mas, de onde vem, qual é a origem, como surge esta saudação "73".

Aqui ficam algumas teorias às quais o uso da expressão "73" (saudação / cumprimentos) é atribuída.

Uma das versões aponta para o alegado facto de que a expressão "73" como um sinal convencional para a saudação telegráfica é um jantar oferecido a Andrew Carnegie em seu 73º aniversário pela "Ordem dos Telégrafos Militares". O jantar de referência foi oferecido em 27 de novembro de 1908, e o sinal de "73" foi usado no marco de seu 73º aniversário. No entanto, há também quem afirme que o termo "73" já era usado muitos anos antes.

Outra versão, que para alguns seria a autêntica, é a citada na "Era do Telégrafo e do Telefone", de 1º de junho de 1934, que surge de uma investigação sobre as histórias do telégrafo em 1859. A Guilda dos Telégrafos realizou uma convenção e um dos tópicos foi a discussão sobre como economizar tempo na linha. Um comitê foi nomeado para desenvolver um código para reduzir as expressões padrão a símbolos ou números. Este comitê traçou um código numérico, começando dos números 1 a 92. A maioria desses símbolos tornou-se obsoleta com o tempo, outros caíram em quase total desuso, mas apenas alguns continuam a ser usados até hoje, como é o caso de talvez os mais usados. “73”, que originalmente significava “meus respeitos” (meus cumprimentos) atualmente comum Saudação.

Mas se há algo que a maioria das versões de radioperadores e radioamadores concordam que ainda usam o termo 73 ao escrever textos, mensagens, cartões QSL, etc., é que essa sigla não é usada no Plural, ou seja, não. acompanhada da letra "S" ou acompanhada de outros qualificadores como "73s", "73 Cordiais", etc.

Outro facto que coincide com o número “73” só para recordar é que em 1973, o European DX Council, organização que agrupa DX clubs na Europa, designou este ano como o “Year of DX Friendship” (“World DX Friendship Year”), Motivado por esta razão, a Rádio Nederland, a estação internacional da Holanda, criou para capturar o momento um dos cartões QSL mais lembrados da história.

Baseado em artigo originário do: radio club de la Araucania