Crónica de João Saraiva: porque mudamos frequentemente de canal nas radiocomunicações cidadãs?

Nas radiocomunicações cidadãs (citizens band 27MHz, personal mobile radio (PMR) 446 MHz, low power device (LPD) 433 MHz), os canais são livres e todos os podem usar e, com exceção do canal 9 e 11 na CB, todos os outros podem ser usados para qualquer fim. No caso da APROSOC a nova filosofia é de constante procura da harmonia, evitando assim tanto quanto possível conflituar com outras entidades ou grupos de cidadãos. Por exemplo, sempre que existe atividade profissional próxima num canal que estamos a usar para fins lúdicos, mudamos de canal e, caso essa atividade se mantenha evitamos usar esse canal porque as atividades profissionais em nosso entendimento devem ter prioridade por contribuírem para a economia e desenvolvimento do país.

Para além do uso de outros utilizadores, está também permanentemente presente a possibilidade de interferência local, por exemplo de sistemas de distribuição de televisão por cabo, sistemas de difusão de internet, sistemas de comando e controlo eletrónico, transmissão de dados através da rede de distribuição elétrica, entre outras possíveis fontes de interferência.

Temos assim canais onde tendencialmente nos encontramos, mas pode a todo o tempo ocorrer a necessidade de mudar para outro canal seja qual for a atividade que estejamos a praticar.

Tendemos a estar pelos canais 16 das diferentes bandas de radiocomunicações cidadãs, mas se reiteradamente surgirem constrangimentos no canal temporariamente adotado, procuraremos outros que possibilitem mitigar esses constrangimentos, podemos pontualmente estar em quaisquer outros canais se a situação localmente assim o forçar pois, somos comuns utilizadores do espectro radioelétrico e, não desejamos ter quaisquer privilégios em relação a qualquer outras entidades ou cidadãos.

Quando nos desencontramos e o canal adotado está ocupado, regressamos geralmente em CB 27 a canal 11FM, PMR446 canal 8 e LPD433 canal 12, destes, o único oficialmente reservado para chamada é o 11 em CB 27.

73´S e harmonia nas radiocomunicações

João Paulo Saraiva
#01 | CT1EBZ