GT- OEIRAS

O que pretendemos com o Grupo Territorial de Oeiras  (GTO)?

Como temos na Associação Técnicos de Proteção Civil e outros especialistas que concorrem para as atividades de proteção civil, idealizamos realizar ações de sensibilização aos munícipes interessados, para a cidadania proativa em proteção civil, de modo a contribuir para um maior envolvimento dos cidadãos nas atividades de proteção civil, na identificação e reporte de situações de risco, na prevenção e mitigação, na autoproteção e na ajuda de proximidade, bem como na resiliência, tornando-os operacionais de cidadania proativa em proteção civil (vulgos voluntários de proteção civil).

Idealiza-se que os grupos de cidadãos progressivamente preparados e equipados, possam atuar predominantemente na sua área de residência, mas também em caso de necessidade noutras áreas geográficas. Por exemplo, em caso de cheias e inundações em Algés, os operacionais de Linda-a-Velha, Carnaxide,… podem auxiliar de forma coordenada em ações complementares e convergentes à dos serviços de emergência.

Para tal precisamos de reunir mais interessados residentes no concelho de Oeiras, atendendo ao facto da maioria dos Associados da APROSOC – Associação de Proteção Civil estar dispersa por outros concelhos de Portugal continental.

Apesar de na atualidade os operacionais no concelho de Oeiras não serem muitos, ainda assim atuam frequentemente na prevenção e mitigação, identificação e reporte de riscos, pelo que, cremos que se mais formos, mais contribuiremos para a segurança coletiva no concelho de Oeiras.