Plano 3-3-9 de Comunidades Rádio Preparadas para Desastres

A QUEM SE DESTINA?

O Plano 3-3-9 é um plano de radiocomunicações de emergência para pessoas, famílias e comunidades que não têm um plano próprio ou, optaram por este plano por ser adequado às suas necessidades expectáveis.

QUAIS OS OBJETIVOS?

Criar em Portugal Comunidades Rádio Preparadas (CRP) para comunicar localmente via rádio, mesmo que não exista rede de  telemóvel, telefone fixo ou internet, sendo a preparação feita através de:

1. Incentivo à escuta do canal de emergência (9) na banda do cidadão (CB – citizens band) e do PMR446 face a cenários SHTF (shit hits the fan), de modo a se tornar uma potencial ajuda local efetiva em situações de emergência, reconhecendo as estações nas imediações que possam ser uteis em caso de necessidade.

2. Pratica dos procedimentos de radiocomunicações universalmente convencionados para serviços de emergência, tendo por base a brevidade na emissão contínua que não deverá exceder 3 minutos e, o intervalo tendencial de 3 segundos entre transmissões.

3. Reconhecer as características e limitações (tais como interferências locais nos canais designados) dos equipamentos, seu manuseamento, funções e alcance local.

4. Saber em que frequências ou canais e como pode pedir ajuda em situação de emergência.

SHTF (Shit Hits The Fan)
Em que canal/frequência:

  1. CB canal 9 ;
  2. PMR446 canal 9;

EM QUE SITUAÇÕES? 
Sem prejuízo de cada rádio operador o colocar em prática sempre que tenha oportunidade, é altamente recomendável que se coloque em prática na previsão ou ocorrência de desastres (cenários caóticos), por exemplo: sismos, tornados, grandes incêndios, ataque terrorista, sabotagem das redes de telecomunicações, emergências biológicas, radiológicas, químicas ou nucleares, cheias e inundações, entre outros, ou simplesmente durante a operação de busca de alguém desaparecido que possa estar munido de um walkie-talkie.

QUANDO: A CADA 3 HORAS
Recomenda-se que use sempre o horário local para comunicações na sua área geográfica com o Plano de Radiocomunicações 3-3-9, “à hora certa”, a cada 3 horas perante cenários SHTF e durante pelo menos 3 minutos se necessitar de economizar bateria.

  • Meio-dia, 15h, 18h, 21h.
  • Meia-noite, 3h, 6h, 9h.

O QUE É O 3-3-9 ?

O Plano 3-3-9 é um plano de radiocomunicações de emergência na previsão ou ocorrência de desastre, que recomenda que para aumentar a probabilidade de comunicação de entreajuda local e coordenação dessa ajuda, durante pelo menos 3 minutos a cada 3 horas (3, 6, 9, 12) , ligue o seu rádio e anuncie a sua presença em canal 9 e CB e PMR446.

PODEM EXISTIR OUTROS PLANOS DIFERENTES DO 3-3-9? 

Este plano não invalida que cada comunidade local não tenha o seu plano de comunicações e, o plano 3-3-9 destina-se essencialmente às comunidades sem plano de emergência de radiocomunicações, pois as que o têm já estarão organizadas quanto aos canais de encontro. Igualmente sem prejuízo de após o encontro em canal 9 seja indicado outro canal para o tráfego das operações cidadãs de apoio de emergência.

SÓ DEVO LIGAR O RÁDIO A CADA 3 HORAS?

A recomendação de ligar o rádio a cada 3 horas durante pelo menos 3 minutos aplica-se essencialmente a estações portáteis com necessidade de poupar bateria, nas situações em que a alimentação é contínua e/ou renovável recomenda-se que esteja continuamente ligado.

PORQUÊ O CANAL 9? 

Porque em CB é o canal legalmente destinado em Portugal e na maioria dos países do mundo, salvo raras exceções, a comunicações de urgência, emergência, salvamento, segurança e socorro. Já em PMR446 embora não exista recomendação da comunidade europeia ou governamental, torna-se mais fácil o uso do canal 9 ao invés de se implementar um canal diferente, o que implicaria ter de decorar dois canais, algo que pode não ser fácil para pessoas com mais dificuldades de memória.

PORQUE EMITE A APROSOC RECOMENDAÇÕES? 

A APROSOC é uma organização de proteção civil reconhecida pelo Estado Português para o exercício de atividades de proteção civil, motivo pelo qual encontra legitimidade para emitir recomendações na ausência do papel governamental em matéria de autoproteção dos cidadãos.

CRÉDITOS 
O Plano 3-3-9 é uma adaptação da APROSOC inspirada no popular Plano 3-3-3 oriundo dos EUA, e adaptado para a realidade portuguesa.