Morre-se em Portugal por inércia do SNS

Ex.mos(as) Senhores(as)

Há décadas que há ambulâncias retidas nos hospitais devido à insuficiência de macas nos hospitais para transferir os utentes. Há décadas que em Portugal se espera por uma ambulância retida no hospital que ou não chega a tempo ou demora a chegar. Há décadas que se morre e se sofre com esta teimosia do Ministério da Saúde/SNS não ter uma reserva estratégica de macas hospitalares para não reter ambulâncias. Há décadas que as tripulações das ambulâncias são usadas como auxiliares de ação médica a vigiar os doentes que esperam na maca da ambulância num qualquer corredor, por insuficiência de recursos humanos hospitalares.

Contudo, para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) alegadamente não faltaram nem macas, nem ambulâncias, nem pessoal sanitário, pelo que, tudo o que se reivindica é que, o Governo monte para assistir os que cá vivem e trabalham em Portugal, uma operação de emergência médica como a que montou para a JMJ 2023, assegurando assim a igualdade no acesso aos cuidados de saúde.

Até quando?!

Enviado à Provedoria de Justiça , Procuradoria Geral da República, Grupos Parlamentares da Assembleia da República Portuguesa, e OCS