AGENDA

(NOVO REGISTO INICIADO A 1 DE DEZEMBRO DE 2022)
Faz a tua inscrição de participação nos canais oficiais internos da Associação.

ATIVIDADE AGENDADA:

Instalação do repetidor de OEIRAS da APROSOC, prevista para ?? de dezembro de 2023

ATIVIDADE REALIZADA:

FIM 2023
Nota de encerramento de atividades:

2023 foi um ano de muita atividade e enormes constrangimentos de ordem diversa, mas também um ano de concretização de alguns projetos antigos. Foram uma vez mais testados vários programas no intuito de se concluir sobre a viabilidade ou ajustes conducentes à viabilidade dos mesmos.

Efetuamos um total de 93 participações via e-mail às diferentes autoridades policiais, judiciárias e judiciais no âmbito do Safety e Security, bem como aos órgãos de comunicação social e Grupos Parlamentares da Assembleia da República, no âmbito da cidadania participativa.

Prestámos um total de aconselhamentos e reencaminhamentos de pedidos de apoio no âmbito da proteção civil, ação social e urbanismo, via telefone ou e-mail a 54 casos. 

Respondemos a um total de 912 questões colocadas através das redes sociais: Facebook, WhatsApp e Telegram, na maioria dos casos relacionadas com radiocomunicações, mas também no âmbito da ação social, proteção civil, proteção animal.

Ministrámos entre janeiro e Julho de 2023, até ao encerramento do Instituto de Tecnologias Náuticas em Paço de Arcos, 6 ações de formação de socorrismo e noções de autoproteção no âmbito da proteção civil. 

Produzimos 128 cartazes de sensibilização na maioria dos casos no âmbito da proteção civil, mas também no âmbito das radiocomunicações e da proteção em saúde ou da proteção animal ou ambiental. 

Destaca-se ainda o inicio da cooperação harmoniosa com o SMPC de Oeiras à muito desejada e em que desejamos continuar a apostar por acreditarmos através dela em muito podermos contribuir para a segurança coletiva dos cidadãos. Também na Assembleia Municipal de Oeiras e na Assembleia da União de Freguesias de Carnaxide e Queijas alcançámos a harmonia face ao inicio dos desenvolvimentos no âmbito da proteção civil à tanto reivindicados pela APROSOC, com a promessa de que as Unidades Locais de Proteção Civil nas freguesias do concelho de Oeiras serão uma realidade no primeiro semestre de 2024. 

Realizámos um treino semanal de radiocomunicações sempre na perspetiva da utilidade alternativa em caso de falha das telecomunicações de acesso público.

Iniciámos o registo online das atividades agendadas, pese embora o facto de nem sempre a disponibilidade dos nossos Associados possibilitasse um registo mais exaustivo, mas ainda assim já notório da atividade como se pode constatar em seguida e, sempre com a vontade de melhorar no futuro.

  • 31 de dezembro de 2023, realizou-se mais um treino semanal de radiocomunicações entre as 10:30 e as 12:00 horas,, desta feita com o objetivo de testar alternativas de radiocomunicação com inviabilidade devido à localização geográfica ou saturação de banda.
  • 24 de dezembro de 2023, realizou-se mais um treino semanal de radiocomunicações entre as 10:30 e as 12:30 horas com uma equipa em Leceia, desta feita com o objetivo de testar a compatibilidade de diferentes equipamentos em simultâneo em diferentes segmentos da banda de UHF.
  • 23 de dezembro de 2023, é ativado o novo repetidor da rede privativa da APROSOC, licenciado pela ANACOM, destinado a criar alternativas de comunicação aos Associados da APROSOC, possibilitando em caso de acidente grave ou catástrofe a complementaridade de comunicação.
  • 22 de dezembro de 2023 – tertúlia alusiva ao 8º aniversário da constituição da APROSOC
  • 21 de dezembro de 2023 – Intervenção do Presidente da APROSOC na Assembleia de Freguesias de Carnaxide e Queijas no âmbito da criação das Unidades Locais de Proteção Civil e da sensibilização para a participação de todos os cidadãos em geral e dos eleitos em particular nas atividades de proteção civil.
  • 17 de dezembro de 2023, realizou-se mais um treino semanal de radiocomunicações entre as 10:30 e as 12:30 horas com uma equipa no Cabeço de Montachique, desta feita com o objetivo de validar operacionalidade de equipamentos, incluindo os adaptados para a banda dos 10 metros, bem como o uso auxiliar de bussola e seus constrangimentos em campos magnéticos para direcionar estações rádio na direção de outras aumentando a probabilidade de contacto via rádio 
  • 12 de dezembro de 2023, foi feita exposição aos grupos parlamentares da Assembleia da República, à Sr. Procuradora Geral da República e a sua Excelência o Presidente da República, sobre o que acreditamos serem graves irregularidades no INEM a merecer investigação
  • 11 de dezembro de 2023, foi detetada uma situação de risco social no Bairro Alto dos Barronhos em Carnaxide – Oeiras, situação essa que envolve um casal em que um dos cônjuges  está hospitalizado, a esposa acamada e o canídeo andava a alimentar-se e vaguear na rua, tendo a situação sido reportada ao Departamento de Coesão Social da Câmara Municipal de Oeiras, Junta de Freguesia de Carnaxide e Polícia Municipal de Oeiras, bem como disponibilizada alimentação para o canídeo. 
  • 10 de dezembro de 2023, realizou-se mais um treino semanal de radiocomunicações entre as 10:30 e as 12:30 horas, desta feita com o objetivo de validar operacionalidade de equipamentos, incluindo os adaptados para a banda dos 10 metros
  • 05 de dezembro de 2023 tertúlia presencial em Carnaxide pelas 20 horas, subordinada ao tema proteção civil em Oeiras, que contributos podemos dar?
  • 04 de dezembro de 2023, tertúlia presencial em Carnaxide pelas 20 horas, subordinada ao tema radiocomunicações de emergência e outros assuntos de interesse geral
  • 04 de dezembro de 2023, reunião de trabalho com o SMPC de Oeiras pelas 14:30 horas, com vista a cooperação interinstitucional
  • 1 de dezembro de 2023, tertúlia presencial pelas 17 horas subordinada ao tema: elaboração do projeto do repetidor da rede privativa para os concelhos de Oeiras, Cascais, Sintra, Amadora, Odivelas, Lisboa, Almada, Palmela, Sesimbra e Setúbal
  • 26 novembro 2023
    Treino Semanal de Radiocomunicações da REDE RAIO/APROSOC entre as 10:30 e 11:30, com o incremento do objetivo de testar transcetores DMR446 e dPMR446
  • 24 de novembro de 2023 pelas 21horas em Carnaxide, tertúlia presencial com transmissão On Line via Jitsi Meet, subordinada ao tema: Prepping & Sobrevivencialismo
  • 20 de novembro de 2023, tertúlia presencial pelas 21horas em Carnaxide, subordinada ao tema: as radiocomunicações levadas a sério na autoproteção
  • 19 novembro 2023
    Treino Semanal de Radiocomunicações da REDE RAIO/APROSOC entre as 10:30 e 11:30, com o incremento do objetivo de testar transceptores VHF/UHF sob efeito de blocking e concluir dos testados quais os mais fiáveis, bem como testes em DPMR446.
  • 10 de Novembro de 2023 21horas via Jitsi Meet
    Webinar de Debate sobre Redes Locais de Radiocomunicações Cidadãs em Emergências
  • 9 de Novembro de 2023
    No cumprimento da cidadania proativa prosseguida pela APROSOC, prestou nesta data a colaboração solicitada pelo Ministério Público de Oeiras
  • 6 de Novembro de 2023
    Realizou-se a habitual tertúlia de Associados em Carnaxide, com o objetivo de integração de um novo radioamador (CR7BLQ) Associado 277 no plano interno de supervisão de radioamadores de categoria 3, bem como de dotação de equipamento para operar a banda dos 10 metros em HF.
  • 5 de Novembro de 2023
    Treino Semanal de Radiocomunicações da REDE RAIO/APROSOC entre as 10:30 e 11:30, com o incremento do objetivo de testar como ponto estratégico de apoio às radiocomunicações de emergência em caso de cheias, inundações ou Tsunami, o miradouro do Alto de Santa Catarina, em Linda-a-Velha  – Oeiras, tendo sido reportado SMPC de Oeiras uma situação de risco detetada (aluimento focal de passeio).
  • 27 de Outubro de 2023
    Realizou-se a habitual tertúlia de Associados em Carnaxide, tendo sido abordados diversos assuntos no âmbito das radiocomunicações de emergência e análise de temas da atualidade.
  • 22 de Outubro de 2023
    Treino Semanal de Radiocomunicações da REDE RAIO/APROSOC entre as 10:30 e 11:30, com o incremento do objetivo de divulgar as atividades cidadãs de proteção civil aos membros da comunidade escutista a participar no Jamboree no Ar.
  • 19 de outubro de 2023
    Realizámos uma ação de recolha de informação na baixa de Algés e em Tercena no concelho de Oeiras e que, culminou quase sempre com resposta às questões colocadas pelas pessoas contactadas ou que a nós se dirigiram no âmbito do AVISO de condições meteorológicas adversas, tendo ainda sido realizadas diversas ações de cidadania tais como remoção de ramos da rodovia e, informação de constrangimentos ao SMPC de Oeiras.
  • 17 de outubro de 2023, a APROSOC fez-se representar no webinar do Serviço Municipal de Proteção Civil da Amadora, subordinado ao tema “COMBATER AS DESIGUALDADES PARA UM FUTURO RESILIENTE”, tendo previamente divulgado a iniciativa a todos os seus Associados e público em geral, por se tratar de um evento que, à semelhança dos anteriores daquele organizador, contribuir significativamente para o envolvimento dos cidadãos nas atividades de proteção civil, através da ação preventiva e de um olhar diferente sobre os problemas para encontrar as soluções.
  • 15 de Outubro de 2023
    Treino Semanal de Radiocomunicações da REDE RAIO/APROSOC entre as 10:30 e 11:30, , com acréscimo do objetivo de inclusão local intergeracional na alterativa das radiocomunicações à falha das telecomunicações, bem como de incentivar o uso de Apps de informação de condições meteorológicas.
  • No sábado 14 de outubro de 2023, a APROSOC – Associação de Proteção Civil esteve representada como participante na ação de sensibilização e esclarecimento público, levada a efeito pelo Serviço Municipal de Proteção Civil de Oeiras, pelas 21H30 em Algés, onde pudemos constatar que, muitas das reivindicações desta Associação em sede de Assembleia Municipal no âmbito da proteção civil estão implementadas ou em vias de implementação, nomeadamente a integração de técnicos de proteção civil no serviço municipal de proteção civil, a implementação de sistema de aviso sonora à população, a implementação do sistema de aviso e alerta por SMS, bem como o início do caminho condicente ao surgimento das Unidades Locais de Proteção Civil em Oeiras e, com elas, o início efetivo das ações de sensibilização e capacitação dos cidadãos para o cumprimento da sua quota parte de responsabilidade nas ações de proteção civil que desejavelmente por todos devem ser praticadas.
  • Em 13 de outubro de 2023, por iniciativa do presidente da direção da APROSOC, ultima-se o reinicio do programa suspenso em 2018 de ação complementar em Oeiras à do Serviço Municipal de Proteção Civil e, em 16 de outubro é relançado o grupo Facebook TODOS SOMOS PROTEÇÃO CIVIL NO CONCELHO DE OEIRAS, que procurará iniciar um ciclo de atividades de sensibilização e capacitação dos cidadãos deste concelho para prevenir, mitigar, e agir na autoproteção e ajuda de proximidade, face à previsão ou ocorrência de acidentes graves ou catástrofes.
  • 8 de Outubro de 2023
    Treino Semanal de Radiocomunicações da REDE RAIO/APROSOC entre as 10:30 e 11:30, com acréscimo do objetivo de apoio local à orientação geográfica de estações de radiocomunicações móveis, fixas ou portáteis.
  • 1 de Outubro de 2023
    Treino Semanal de Radiocomunicações da REDE RAIO/APROSOC entre as 10:30 e 11:30, com o acréscimo do objetivo de recurso à App gravador de áudio para gravação e retransmissão de mensagem via rádio.
  • 29 de Setembro de 2023
    Na sequência da solicitação da Procuradoria do Juízo do Tribunal de Família e Menores de Sintra, relacionada com situação sinalizadas pela APROSOC – Associação de Proteção Civil à Procuradoria Geral da República, o Presidente da Direção – João Saraiva, foi convocado para prestar colaboração desejavelmente conducente à mitigação crianças em situação de risco.
  • 24 de Setembro de 2023
    Treino Semanal de Radiocomunicações da REDE RAIO/APROSOC entre as 10:30 e 11:30.
  • 17 de Setembro de 2023
    Treino Semanal de Radiocomunicações da REDE RAIO/APROSOC entre as 10:30 e 11:30.
  • 15 de Setembro de 2023
    Tertúlia em Carnaxide subordinada ao tema App uteis para autoproteção civil com início pelas 20H
  • 10 de Setembro de 2023
    Treino Semanal de Radiocomunicações da REDE RAIO/APROSOC entre as 10:30 e 11:30.
  • 5 de Setembro de 2023 pelas 11:30, o Presidente da Direção – João Saraiva, acompanhado do Presidente da Assembleia Geral – Nelson Teixeira Batista, respondendo a um pedido de audiência do Líder Parlamentar do Chega – Pedro Ponto, deslocaram-se à Assembleia da República Portuguesa, para apresentar um conjunto de propostas e contributos no âmbito do Sistema Nacional de Proteção Civil, Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro e, Sistema Integrado de Emergência Médica
  • 3 de Setembro de 2023
    Treino Semanal de Radiocomunicações da REDE RAIO/APROSOC entre as 10:30 e 11:30.
  • 27 de Agosto de 2023
    Treino Semanal de Radiocomunicações da REDE RAIO/APROSOC entre as 10:30 e 11:30.
  • Na tarde de dia 26 de Agosto de 2023,   a APROSOC reuniu em Carnaxide 6 crianças com um objetivo comum, o de cuidar do ambiente.
    A APROSOC adquiriu pinças de apanha de lixo que deixaram as crianças super entusiasmadas a ver quem apanhava mais lixo do chão e, só pararam com a promessa de voltarmos a repetir. Promessa feita que será cumprida.
  • No dia 22 de Agosto de 2023, procedemos à recolha de 5 computadores marca DELL oferecidos pelo nosso Associado 137, que entregámos à IPSS SOL FRATERNO em Carnaxide para serem distribuídos a famílias carenciadas.
  • No dia 21 de Agosto de 2023, cerca das 19:30, procedemos à chamada de atenção de uma autocaravanista no estacionamento térreo da praia de Paço de Arcos, que se encontrava a fazer grelhados com recurso a fogo junto aos arbustos, para o risco de incêndio e condições meteorológicas propícias à sua propagação e projeções, tendo a mesma extinto de imediato o fogo.
  • 20 de Agosto
    Treino Semanal de Radiocomunicações da REDE RAIO/APROSOC entre as 10:30 e 11:30.
  • 11 e 19 de Agosto
    Ação de Sensibilização de Radiocomunicações  de Emergência por solicitação do Sr. Comandante dos Bombeiros de Barcarena, tendo participado Bombeiros daquele corporação, de Queluz, e voluntários da APROSOC.
  • 28 de Julho de 2023 pelas 20 horas em Carnaxide – Tertúlia temática da Secção Distrital de Lisboa, tema: Riscos Geológicos, seguido de táticas de operação e gestão de meios de radiocomunicações em teatros de operações.
  • 25 de Julho de 2023, os membros da APROSOS, 283, 1 estiveram nas imediações do Teatro de Operações do Incêndio de Cabreia, no Concelho de Cascais, para aferir a adequação de meios de radiocomunicações, com o apoio do membro 87 em Parede, também no concelho de Cascais. Estas operações visam testar e treinar para possibilitar que em caso de necessidade tudo funciona. Foram ainda estabelecidos contactos via rádio com outros utilizadores dos meios de radiocomunicações cidadãs.
  • 25 de Julho de 2023, o Presidente da Direção da APROSOC, esteve em estúdio a convite da CNN Portugal para comentar sobre o incêndio em curso em Cascais, tendo focado a sua intervenção na necessidade de Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e Serviços Municipais de Proteção Civil, melhorarem a sua eficácia e eficiência na preparação dos cidadãos para a autoproteção civil.
  • 23 de julho de 2023 habitual treino de radiocomunicações cidadãs e amadoras APROSOC ON THE AIR.
  • 16 de Julho de 2023, durante o habitual treino de radiocomunicações entre as 10:30 e as 11:30 horas, os Radioamadores e os Radioescutas da APROSOC no Distrito de Lisboa, verificam a cobertura do repetidor de radioamador de UHF do Pragal para servir as suas localizações habituais. As comunicações em PMR446 são realizadas em canal 8 e canal 11, em CB em canal 19 FM, e na rede privativa em canal 1.
  • 15 Julho de 2023 às 20horas, os Radioamadores e os Radioescutas da APROSOC no Distrito de Lisboa, verificam a cobertura do repetidor de radioamador de UHF do Pragal para servir as suas localizações habituais.
  • 14 Julho de 2023 TERTÚLIA 20 horas em Carnaxide com formação subordinada ao tema: Reanalise do Plano APROSOC de Comunicações de Emergência; ponderação sobre os sistemas de retransmissão da APROSOC; outros temas de interesse geral.
  • 11 a 18 de Julho de 2023- Curso de Técnicas Elementares de Primeiros Socorros com inclusão de sensibilização sobre autoproteção civil.
  • 11 de Julho, entre as 20 e as 21horas,  atividade de radiocomunicações comemorativa do 45º Aniversário da Legalização da Banda do Cidadão em Portugal.
  • 9 de Junho de 2023 – Treino de Radiocomunicações Cidadãs e Amadoras entre as 10:30 e as 12 horas.
  • 2 de Junho de 2023 – Treino de Radiocomunicações Cidadãs e Amadoras entre as 10:30 e as 12 horas.
  • 25 de Junho de 2023
    » Treino de radiocomunicações cidadãs entre as 10:30 e as 11:30
    » Treino de radioperação Zello entre as 22:00 e as 22:30
  • 21 de Junho pelas 20horas, jantar reunião de planeamento da operação de 1 a 6 de agosto e debate sobre a petição sobre a DAE.
  • 19 Junho pelas 20 às 22:30 horas tertúlia formativa de voluntários (Carnaxide) FORMAÇÃO
    Temas:
    » Continuação da instalação da rede de geolocalização
    » Programação de Rádios
  • 18 junho pelas 15 às 19horas FORMAÇÃO
    Ação de sensibilização sobre primeiros socorros em urgências e emergências médicas (Carnaxide), continuação da formação de socorrismo já iniciada, podendo ser frequentado porque quem tenha ou não frequentado os módulos anteriores.
  • 13 pelas 11:30 Reunião a pedido de empresa de produção de planos municipais de emergência de proteção civil, para efeitos de consultadoria pro-bono
  • 12 Junho pelas 20 às 22:30 horas tertúlia formativa de voluntários (Carnaxide) FORMAÇÃO
    Tema: Introdução aos procedimentos radiotelefónicos em Operações de Socorro
  • 11 Junho pelas 18:30, presença na CNN Portugal para comentar sobre o dispositivo de Socorro das Jornadas Mundiais da Juventude 2023.
  • 11 Junho das 21:00 às 21:30 Treino semanal de radiocomunicações ZELLO. Objetivo: Proficiência na operação e auxilio no contacto entre outras estações (Código QRK).
  • 11 Junho das 10:30 às 11:30 Treino semanal de radiocomunicações . Objetivo: Proficiência na operação.
  • 5 Junho pelas 20 às 22:30 horas tertúlia formativa de voluntários (Carnaxide)
    Tema: SIG-Sistemas de Informação Geográfica em Operações de Socorro
  • 4 junho 2022 das 10:30 às 12 horas
    Treino semanal de radiocomunicações . Objetivos: Brevidade nas comunicações.
  • 03 Junho 2022, Enviados contributos para o PLANO MUNICIPAL EMERGÊNCIA PROTEÇÃO CIVIL de LAMEGO em CONSULTA PÚBLICA.
  • 03 Junho 2022, Enviados contributos para o PLANO MUNICIPAL EMERGÊNCIA PROTEÇÃO CIVIL de ESPINHO em CONSULTA PÚBLICA.
  • 31 Maio, participação em mais uma sessão do Programa RESIST da Câmara Municipal de Lisboa, sobre a capacitação para reportar riscos geológicos com recurso à app AGEO.
  • 29 Maio pelas 20 às 22:30 horas tertúlia formativa de voluntários (Carnaxide)
    Tema:
    1. Onde centramos atividade no âmbito da Estratégia Nacional de Proteção Civil Preventiva  (ENPCP) até 2030?
    2. Sistema de Informação Geográfica para operações de Busca, Salvamento e Socorro.
  • 28 Maio pelas 10:30 às 11:30 horas
    Treino semanal de Radiocomunicações da “Rede Raio”. Objetivo: apoio a outras estações de baixa potência na comunicação entre si.
  • 22 Maio pelas 20 às 22:30 horas tertúlia formativa de voluntários (Carnaxide)
  • 21 Maio pelas 10:30 às 11:30 treino semanal de radiocomunicações (Serra de Carnaxide)
  • Tema: Modificação de Fonte de alimentação comutada de bastidor industrial para radiocomunicações.
  • 19  Maio 2023 pelas 21 às 02 horas atividade de sensibilização de busca de pessoa desaparecida (Serra da Carnaxide)
  • 14 Maio 2023 das 10:30 às 12 horas
    Treino semanal de radiocomunicações (Carnaxide)
  • 7 Maio 2023 das 10:30 às 12 horas
    Treino semanal de radiocomunicações (Carnaxide)
  • 30 Abril 2023 das 10 às 12 horas
    Treino semanal de radiocomunicações (Montachique)
  • 23 Abril 2023 das 10 às 12 horas
    Treino semanal de radiocomunicações (Carnaxide)
  • 16 Abril 2023 das 10 às 12 horas
    Treino semanal de radiocomunicações (Carnaxide)
  • 9 Abril 2023 das 10 às 12 horas
    Treino semanal de radiocomunicações (Carnaxide)
  • 2 Abril 2023 das 10 às 12 horas
    Treino semanal de radiocomunicações (Carnaxide)
  • 26 Março 2023 das 10 às 12 horas
    Treino semanal de radiocomunicações (Carnaxide)
  • 19 Março 2023 das 10 às 12 horas
    Treino semanal de radiocomunicações (Carnaxide)
  • 12 Março 2023 das 10 às 12 horas
    Treino semanal de radiocomunicações (Carnaxide)
  • 5 Março 2023 das 10 às 12 horas
    Treino semanal de radiocomunicações (Carnaxide)
  • 26 Fevereiro 2023 das 10 às 12 horas
    Treino semanal de radiocomunicações (Massamá Norte)
  • 19 Fevereiro 2023 das 10 às 12 horas
    Treino semanal de radiocomunicações (Montachique)
  • 12 Fevereiro 2023 das 10 às 12 horas
    Treino semanal de radiocomunicações (Moinhos da Funcheira)
  • 5 Fevereiro 2023 das 10 às 12 horas
    Treino semanal de radiocomunicações (Carnaxide)
  • 29 Janeiro 2023 das 10 às 12 horas
    Treino semanal de radiocomunicações (Carnaxide)
  • 22 Janeiro 2023 das 10 às 12 horas
    Treino semanal de radiocomunicações (Montachique)
  • 15 Janeiro 2023 das 10 às 12 horas
    Treino semanal de radiocomunicações (Montemor)
  • 15 Janeiro 2023 das 10 às 12 horas
    Treino semanal de radiocomunicações (Carnaxide)
  • 8 Janeiro 2023 das 10 às 12 horas
    Treino semanal de radiocomunicações (Carnaxide)
  • 1 Janeiro 2023 das 10 às 12 horas
    Treino semanal de radiocomunicações (São Marcos do Cacém)
  • 18 Dezembro 2022 pelas 15 às 19horas
    Ação de sensibilização sobre Suporte Básico de Vida em Adulto para Leigos (Carnaxide), iniciação de novo ciclo de formação de socorrismo.
  • 18 Dezembro 2022 das 10 às 12 horas
    Treino semanal de radiocomunicações (Carnaxide)
  • 11 Dezembro 2022 pelas 15 às 19horas
    Introdução às Radiocomunicações  procedimentos radiotelefónicos em Operações de Socorro
  • 4 Dezembro 2022 das 10 às 12 horas
    Treino semanal de radiocomunicações (Sintra)