APROSOC | PREVENÇÃO E PREPARAÇÃO EMERGENCISTA E SOBREVIVENCIALISTA

Sismos, tsunamis, tempestades, pandemias, terrorismo, inundações, cheias, grandes incêndios, acidentes siderais, acidentes antrópicos, … Estes acidentes graves ou catástrofes podem ocorrer sem aviso prévio e por isso apanharmo-nos desprevenidos, afetando uma pequena comunidade, uma região ou mesmo a totalidade do território nacional ou mais ainda.

 

As suas consequências são frequentemente devastadoras, deixando um rasto de destruição e morte ou, pessoas ou mesmo famílias inteiras com a vida irremediavelmente destruída pela perda dos seus bens, fontes de rendimento e teto.

 

As previsões anunciam que os desastres vão ser cada vez mais frequentes e os seus efeitos mais intensos, também por força das alterações climáticas e aumento das vulnerabilidades das populações devidas a fatores demográficos, culturais e sociais.

 

Quando os acidentes graves ou catástrofes ocorrem, os serviços de emergência médica, bombeiros e forças de segurança, estão na segunda linha de reação logo após os cidadãos. No entanto, frequentemente a capacidade de resposta se esgota face ao número de vítimas, ficando muitas delas à mercê da própria sorte, podendo acabar por ser vítimas da própria impreparação e, muitas delas não serem salvas.

 

Face a estas evidências, a APROSOC tem vindo a apostar em atividades de prevenção e preparação dos cidadãos para emergências, acidentes graves ou catástrofes, no sentido de tanto quanto possível mitigar os efeitos funestos dessas situações através de uma ação rápida e eficaz dos cidadãos que constituem a primeira resposta de proteção civil, mesmo antes de quaisquer ação dos serviços de emergência e proteção civil e que, precisamente por isso importa preparar para prevenir, mitigar, alertar, socorrer, e recuperar.

 

Nesse sentido estamos organizados para as seguintes valências:

  • Sensibilização, Formação e Educação dos cidadãos sobre os perigos, vulnerabilidades e recomendações de autoproteção, pré-socorro e salvamento, desejavelmente conducente a um aumento da segurança coletiva através da mitigação das suas vulnerabilidades nas emergências, no sentido de fazerem parte da solução ao invés de fazerem parte do problema. Esta ação, para além da formação, faz-se também através da consciencialização do público em geral sobre a frequência dos acontecimentos e suas consequências negativas na sociedade, promovendo assim uma reflexão contínua sobre os eventos de desastre na simultaneidade da constante procura de viver o que a vida tem de melhor, sempre preparados para o pior.
  • Formação especializada de equipas de voluntários, capacitando-os com skills que lhes permitem agir quando necessário em harmonia com as guidelines emanadas da comunidade científica.
  • Dotar a APROSOC de um Fundo de Emergência, como reserva de recursos financeiros sem outra afetação especial que não a da aplicação imediata em casos de emergência face a situações de acidente grave ou catástrofe, posteriormente renovado através dos apelos para donativos.