Fidelidade à Banda do Cidadão

A tendência é, após obtenção do Certificado de Amador Nacional, o cebeísta deixar o rádio CB (citizens band), pelo menos nas suas deslocações, ou porque os equipamentos de amador são mais compactos, ou porque as antenas são mais curtas em algumas bandas, ou mesmo pela vantagem de no uso de retransmissores (vulgos repetidores). Alguns mantém-se no uso do CB a partir das estações base, contudo, rádios são os que passam por este processo e chegam a experimentar as potencialidades das antenas mais curtas na comunicação local em CB, sendo para essa maioria um campo totalmente desconhecido por abandono precoce das potencialidades da CB.

Raros são os que se mantém fiéis à CB após se tornarem radioamadores, pois o comodismo toma conta de si. Geralmente são os que mais se queixavam de pouca atividade na CB, aqueles que mais contribuem para a sua desertificação, embora a CB não esteja deserta, longe disso. O que mais acontece é que há em muitas vilas e cidades muita gente dispersa pelos canais, raros são os que utilizam o canal de encontro denominado canal de chamada e, mesmo os que partilham habitualmente um canal, ficam na maioria dos casos na escuta, sem anunciar a sua presença ou fazer uma chamada e, não é assim tão pouco frequente, constatar-se que, no mesmo período de tempo vários colegas estiveram à escuta do canal e, a comunicação só não aconteceu porque, nenhum teve a iniciativa de chamar.

Estes são alguns dos fatores que contribuem para a “desertificação da CB”.

Na APROSOC, acreditamos que através desta consciencialização, é possível melhorar a atividade na banda do cidadão, mantendo-a bem viva. Por esse motivo, mantemos na área metropolitana de Lisboa, sem prejuízo da replicação desejável por todo o país, um QSO noturno sensivelmente entre as 21 e as 22horas e, aos domingos também de manhã entre as 10 e as 12 horas. Esta última iniciativa domingueira iniciada pela APROSOC, gerou muitos outras iniciativas na Banda do Cidadão e até no PMR446 (personal mobile radio), não só no canal que atualmente os membros da APROSOC mais usam, o canal 14, como noutros canais.

Porquê o canal 14?
Porque outrora, os walkie-talkies CB tinham na esmagadora maioria dos casos apenas o canal 14, tornando-o conhecido como “o canal dos miúdos”. Alguns outros walkie-talkies mais potentes, possibilitavam dois, três, 6 ou mais canais, mas tinham de se adquirir os cristais para os outros canais, sendo o 14 o que possibilitava de facto maior inclusão e compreender quantos vizinhos adolescentes ou jovens existiam. Pode por isso dizer-se que o uso do canal 14 pela APROSOC quando ele não está ocupado ou interferido, tem um certo carinho nostálgico.

O uso do PMR446 é por nós tido como complementar, mas também como inclusivo e, tem sido através dele que temos ajudado outros colegas a chegar à CB, por isso usamos todos os canais, mas preferencialmente para atividades lúdicas o 14 quando tem menos tráfego ou não está interferido.

Se você não chamar, ninguém vai adivinhar que estava a escutar.
Basta um simples gesto para a magia da radiocomunicação começar.