Boas práticas na Banda do Cidadão (para membros da APROSOC) continuação…

Em que canal me devo manter à escuta?

Legalmente o canal de chamada em Portugal é o 11, devendo ser este o canal onde se chamam outras estações ou se aguarda ser chamado por outras estações. Contudo, devido ao facto de noutros países este canal não ter qualquer função específica, é por vezes usado para conversações normais, tornando-o por vezes impraticável em Portugal, devendo por isso existir nas comunidades utilizadoras da banda do cidadão, canais informalmente definidos como secundários para chamada.

Constrangimentos

Por vezes a mãe natureza toma conta de um ou de todos os canais, fazendo com que através de fenómenos de propagação favorável nos cheguem comunicações originadas a milhares de quilómetros de distância, por vezes com sinais fortíssimos. Em alguns casos proporciona-nos também comunicar com essas estações, em outros, quando elas usam potências muito superiores às que nós usamos, apenas as conseguimos escutar e não nos conseguimos fazer ouvir.

Na maioria dos países que partilham as mesmas quarenta frequências mais usadas mundialmente da Banda do Cidadão (canal 1 26.965MHz e canal 40 27.405MHz), não existe um canal de chamada oficial, dai, muitas comunidades de utilizadores da Banda do Cidadão escolherem informalmente um canal para o efeito, o chamado canal (QAP), onde se encontram habitualmente.

Privilégios

Importa ter presente que, com exceção da mãe natureza, ninguém tem privilégios especiais sobre quaisquer canais, devendo por isso sempre que possível imperar o bom senso e a cooperação entre todos os usufrutuários da banda do cidadão.

Recomendação

Entre membros da APROSOC, a recomendação é de que nos mantenhamos tendencialmente em canal 11 em tempo de normalidade, ou seja, quando não vigore qualquer Estado Especial de Alerta na região e, caso este esteja impraticável, que se use tendencialmente o canal 12 e como alternativa o 10, tendencialmente em AM com recurso a FM sempre que necessário para a comunicação ter a qualidade necessária à melhor compreensibilidade (idealmente modulação de frequência ajustada pelos serviços técnicos da Associação a 2.2KHz).

Caso qualquer um dos canais preferenciais se encontre ocupado ou fortemente interferido, os membros da APROSOC devem correr os canais em busca de outros colegas em conversação (QSO), contudo, para facilitar não só o encontro bem como o ajuste de otimização das antenas, apenas usamos os canais 1 a 23 (alusivamente ao início da banda do cidadão com apenas 23 canais).

Estado de Alerta Especial

Sempre que vigore Estado de Alerta Especial na Região, todos devem permanecer em canal 9 AM, sendo que caso o motivo de chamada de outra estação naquele canal não seja de segurança ou emergência, a mesma não deverá idealmente durar mais de 8 segundos, por exemplo: “(OÁSIS 255, OÁSIS 255(estação chamada), canal X, canal X (X=canal previamente verificado como livre).

Existem equipamentos com modo de escuta dupla (DW – Dual Whatch), que possibilitam por exemplo a escuta automaticamente alternada entre dois canais, por exemplo o 11 e o 9, messe caso, caso saiba que a estação com quem pretende contactar tem um desses equipamentos e, a sua comunicação não é de segurança ou emergência, opte por chamar em canal 11, ou noutro em que ela possa ter indicado estar em stand by.

Ponto de encontro
Em caso de desastre na zona, o ponto de encontro deve ser o canal 9 AM/FM sem prejuízo de se passar a outro canal livre para não ocupar o 9 para tráfego não urgente. Após terminada a comunicação noutro canal deve regressar-se a canal 9, ficando à escuta para a eventualidade de alguém naquele canal solicitar ajuda ou mesmo socorro.

Alcance

A CB (citizens band), é um meio de comunicação idealizado para comunicações de curto alcance, entre os 50 metros (com obstáculos) e os 6 Km (em campo livre de obstáculos) dependendo também do tupo de estação (móvel, portátil oi fixa), e antena.
Tudo o que seja para além de 6 Km em linha reta é uma benesse com a qual as comunidades locais usufrutuárias da CB não devem contar permanentemente, embora possam ocorrer até com alguma regularidade em condições favoráveis, mas, não sendo garantido.

A CB VS PMR446 (personal mobile radio)

A CB não é substituída pelo PMR446, nem vice-versa. Demonstrações práticas têm evidenciado o facto de que por vezes se consegue comunicar em PMR446 e não se consegue em CB, e vice-versa. Neste contexto, a comunicação local implica sempre idealmente dispor de ambos os meios que são particularmente úteis na coordenação de atividades familiares, comunitárias, até mesmo de entreajuda onde as telecomunicações de acesso público não existem ou falharam.

Por este motivo, na APROSOC consideramos que qualquer voluntário de Proteção Civil, só está apto para o exercício dessa atividade, ainda que somente no seio da sua comunidade, se dispuser de pelos menos estes dois meios de radiocomunicação e, que tal só terá utilidade se, tiver outros membros do seu agregado familiar dotados dos mesmos meios, que aliás, devem integrar o kit individual de emergência.

A importância das radiocomunicações na comunidade 

Uma família ou uma qualquer outra comunidade local sem alternativa de comunicações quando falham as telecomunicações de acesso público, estará muito provavelmente mais vulnerável que outras comunidades em contacto permanente. No nosso quotidiano estamos dependentes dos telemóveis mas, sem eles, sentimos-mos “amputados”, tal como nos sentimos com eles nos locais onde não há rede. O mesmo sucede com comunidades e famílias que têm estes meios alternativos de comunicação ,mas que não exercitam regularmente a comunicação através deles, pois quando necessário a eles recorrer, alguns estarão sem energia, outros avariados, outros com deficiências de instalação ou, simplesmente não se recordam como se utilizam ou em que canal devem operar.

Recorda-se que este artigo de opinião, embora público, destina-se aos membros da APROSOC.