Preparação para cheias

Durante as cheias surgem casos de inundação das subestruturas de telecomunicações e de distribuição de energia elétrica, mas também outros danos nessas redes, dai resultando frequentemente o corte de abastecimento destes serviços básicos.

É por isso recomendável que estejamos preparados para lidar com estes constrangimentos, dotados de equipamentos essenciais que possam funcionar com energia alternativa, tais como pequenos frigoríficos alimentáveis a 12 Volts por exemplo através da tomada de isqueiro do automóvel ou uma bateria de reserva mantida em casa em local arejado para evitar os efeitos nocivos à saúde resultantes dos gazes libertados durante a carga. Mas também lanternas e walkie-talkies recarregáveis por exemplo a partir de tomadas USB de um powerbank, painel solar ou dínamo a manivela.

Garanta a autonomia de todos os seus aparelhos elétricos ou eletrónicos para pelo menos 72horas, pois este é o período standard de omissão de ajudas, sendo que a reposição da normalidade e o reabastecimento dos serviços básicos pode demorar semanas ou meses, como sabemos através de exemplos como o dos incêndios de 2017 em que alguns anos depois ainda existiam zonas em que as telecomunicações não haviam sido repostas, sendo expectável que o mesmo aconteça em caso de cheias.

Estar prevenido é algo do seu interesse e que pode constituir menos preocupações durante a ocorrência de cheias.

Ter um barco insuflável ou um colchão flutuante é algo que não faz à partida muito sentido para quem moram longe do litoral ou de praias fluviais, no entanto as cheias resultantes de pluviosidade em locais do interior afastados de zonas balneares, levam-nos a vislumbrar utilidade para esses objetos de laser que podem tornar-se meios de improviso para a sobrevivência ou mesmo para o salvamento, sendo recomendável que junto desses equipamentos de laser existam eventualmente boias e cordas, artigos que corretamente usados podem evitar afogamentos e assim salvar vidas.

O objetivo deste texto é somente o de incentivar à reflecção conducente à melhor preparação do cidadão. Agradecemos a sua inestimável atenção.