A APROSOC – Associação de Proteção Civil, efetuou exercício CPX…

A APROSOC – Associação de Proteção Civil, efetuou hoje um exercício CPX (command post exercice) que possibilitou compreender fragilidades e vulnerabilidades do seu dispositivo operacional de voluntariado de proteção civil, nomeadamente quanto à comunicabilidade, adequação de recursos a projetar para missão, entre outros. As fragilidades e vulnerabilidades encontradas serão agora alvo de análise para correção tão breve quanto possível e posterior validação de supressão no sentido do contínuo desenvolvimento das competências e capacidades instaladas na Unidade Operacional de Voluntários de Proteção Civil.

Este exercício consistiu essencialmente em testar a disponibilidade e prontidão dos voluntários para projeção para apoio às operações de socorro em cenário de incêndio rural, como como a comunicabilidade primária e redundante entre voluntários, tendo como seria expectável sido identificados aspetos a corrigir.

A Direção do Exercício esteve a cargo do digníssimo vogal da Direção Sérgio Matias, associado 86.

Este exercício decorreu no dia em que se assinala-se o Dia Nacional em Memória das Vítimas dos Incêndios Florestais, instituído pela Resolução da Assembleia da República n.º 77-A/2019, de 17 de junho em memória dos homens, das mulheres e das crianças que perderam a vida em 2017, bem como todos quantos, ao longo da nossa história, sucumbiram ao flagelo dos incêndios florestais em Portugal. A APROSOC interveio nos teatros de operações de Junho, Agosto e Outubro de 2017, pelo que não podia ficar indiferente.

A todos quantos participaram o nosso agradecimento,