SER VOLUNTÁRIO DE PROTEÇÃO CIVIL (ATIVIDADE EXTINTA)

ATIVIDADE EXTINTA NA APROSOC 

 

O que tenho que ter para ser um Voluntário de Proteção Civil na APROSOC?

  1. Inscrever-se simultaneamente como Associado ou Simpatizante da APROSOC e pagar a respetiva quota ou contribuição (não existe forma de estar ligado à APROSOC sem contribuir também financeiramente para a  sustentabilidade da Associação)
  2. Disponibilidade para treinos, formações e intervenção
  3. Competências
  4. Capacidade
  5. Ser um cidadão proativo na prevenção e mitigação de riscos individuais e coletivos, na preparação e autoproteção, bem como na ajuda de proximidade ao seu semelhante ou outros seres vivos, no seu bairro ou, eventualmente onde seja solicitado a atuar

Existe limite de idade?

Não. Se física e psicologicamente se sente capaz de prevenir e mitigar riscos e auxiliar outras pessoas e outros seres vivos a idade não conta. O voluntário de proteção civil é muitas vezes alguém reformado, ou que está atualmente sem ocupação e procura uma ocupação sem contrapartidas para ocupar o seu tempo.

Onde posso atuar?

  1. Na prevenção e mitigação de riscos domésticos, autoproteção e proteção do agregado familiar
  2. Na prevenção e mitigação de riscos na comunidade e, na educação dos membros da comunidade para os riscos
  3. Na projeção de equipas de apoio para zonas afetadas por acidentes greves ou catástrofes (que ultrapassem a capacidade de resposta do Dispositivo Integrado de Operações de Proteção e Socorro)

Posso ter identificação como voluntário de Proteção Civil?

Sim, após dar provas de disponibilidade, competências e capacidade, num período de 3 meses a 1 ano, pode ter um cartão de identificação, uma declaração nominativa e colete identificativo regulamentar.

Após ter a identificação posso socorrer pessoas em caso de acidente ou doença?

A prestação de socorro pré-hospitalar tal como quaisquer outras atividades que exijam formação técnica, somente pode ser prestado pelos detentores de credenciação para o efeito, de modo a garantir que as técnicas empregues são as adequadas face ao estado da arte definido pela comunidade científica. Contudo, pode efetuar a prevenção secundária e acionamento dos meios de socorro de forma correta que pode aprender a fazer na APROSOC.

Que funções posso desempenhar se a minha formação em nada se relaciona com proteção civil?

Pode adquirir conhecimentos, prestar ajuda indiferenciada em operações, colocar ao serviço dos outros os seus conhecimentos, identificar, mitigar e reportar perigos, prevenir acidentes e ajudar na difusão de conhecimento conducente à segurança coletiva.

Posso usar sirenes e luzes azuis numa emergência?

Não. O uso da sinalização sonora e luminosa de emergência está reservado às entidades que estatutariamente respondem às emergências e, somente em veículos em nome dessas entidades, não sendo possível o seu uso em veículos particulares.

Posso ter um rádio para comunicar com outros colegas?

Pode e deve ter meios de comunicação alternativos às telecomunicações de acesso público, especialmente pensados para a comunicação com os membros do agregado familiar, outros membros da comunidade, bem como com os demais colegas voluntários do seu bairro, aldeia, quarteirão, freguesia de residência/trabalho ou limítrofes.

Ser voluntário de Proteção Civil preparado para ajudar os outros naquilo em que não está preparado para se ajudar a si próprio ou proteger os seus é uma forma de hipocrisia que na APROSOC – Associação de Proteção Civil, não alimentamos.

Em suma
Ser Voluntário de Proteção Civil na APROSOC é  preparar-se a si e seu agregado familiar para situações de emergência e estar predisposto para, no limite das suas competências, capacidades e disponibilidades, agir na educação de outros cidadãos no âmbito da autoproteção, atuar na prevenção, mitigação de riscos e apoio a populações afetadas por acidentes graves ou catástrofes, bem como participar regularmente nas ações de treino e formação para que seja convocado.

Ser voluntário implica alguns sacrifícios pessoais para garantir disponibilidade quando solicitada, motivo pelo qual somente após dar provas (3 meses a 1 ano) dessa disponibilidade será credenciado como  tal.

O voluntário de proteção civil, contribui anualmente com 60.00€ para o seguro.

ATENÇÃO:

  • Não podem ser voluntários de proteção civil na APROSOC os cidadãos que estejam no ativo dos serviços de emergência e proteção civil, forças de segurança ou forças armadas.
  • Antes de se inscrever ligue 910 910 112 e questione se na sua zona a APROSOC já tem algum Associado ou Voluntário de Proteção Civil, caso a APROSOC ainda aí não tenha elementos, deve reunir um grupo de cinco pessoas que concordem com o exposto e se inscrevam sendo que pelo menos uma deve tornar-se Associado. Ler mais…

DE MOMENTO NÃO TEMOS VAGAS PARA NOVOS VOLUNTÁRIOS

INSCRIÇÃO como Voluntário de Proteção Civil da APROSOC