Carta Aberta

Exmo Sr. Ministro da Administração Interna

A APROSOC Associação de Proteção Civil, responsabiliza a tutela da Polícia de Segurança Pública e da Guarda Nacional Republicana, pelo facto dos agentes e guardas para cumprirem a sua missão de manutenção da ordem e da legalidade, se verem forçados a adquirir equipamentos de radiocomunicação fora da rede SIRESP, muitas vezes equipamento ilegais por operarem em frequências sujeitas a licença da ANACOM sem que esse procedimento seja cumprido e, colocando-se eventualmente em risco pelo facto dessas comunicações serem escutadas por terceiros.

A falta de rádios SIRESP tanto para a operação de manobra quanto para a operação tática, aliada à ausência de manutenção dos existentes, são alguns dos constrangimentos que se somam a tantos outros que os operacionais destes órgãos de polícia criminal sofrem no cumprimento da sua missão, situação que deveria envergonhar V.exa. e toda a sua equipa, podendo dizer-se que tem forças de segurança presas por arames e fita cola. Em certas operações os agentes e guardas necessitam ter um rádio para a comunicação tática e, em simultâneo outro em modo direto para operação local de manobra, coisa que não têm e os força à situação supra mencionada.

As forças de segurança merecem mais respeito da tutela, de quem não se vislumbra respeito algum, como se o interesse fosse mesmo o de condicionar a ação profícua daquelas forças, sabe-se lá porquê! Isto enquanto se somam mordomias a quem governa.   

Com os melhores cumprimentos. Atentamente,

 

João Paulo Saraiva 

Presidente da Direção

Técnico de Proteção Civil