112… e agora?!

Já se deparou com uma emergência e o nervosismo de ter de falar com o operador da central 112 ou do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do Instituto Nacional de Emergência Médica e não saber o que dizer?

Pois bem, a APROSOC | Associação de Proteção Civil, propõe-se prepará-lo para de forma eficaz e eficiente saber alertar os serviços de emergência, em casos de emergência médica ou outra. Desenvolvemos uma ação de sensibilização para agregados familiares ou grupos comunitários com a duração de uma hora e trinta minutos só especificamente sobre a comunicação com os serviços de emergência, em que nos propomos prepará-lo para se sentir totalmente à vontade na comunicação com os serviços de emergência.

  • Saber que informação deve reunir antes de ligar 112;
  • Saber que informação lhe vai ser solicitado que disponibilize durante o telefonema;
  • Saber como agir se entretanto o telefonema cair;
  • Saber em que situações deve efetivamente ligar 112 e que outros números alternativos existem;
  • Experienciar telefonemas de emergência em que do outro lado vai encontrar pessoas que exercem profissionalmente o atendimento nas centrais de emergência e que vão interagir consigo como se de uma situação real se tratasse.
    Estas são algumas das propostas que lhe trazemos.

Inscrição de famílias e grupos de pessoas interessadas através do e-mail: [email protected]
Deve indicar o nome completo de cada um dos participantes, idade, localidade onde reside, bem como um contacto telefónico de um dos membros do grupo. Deve igualmente indicar duas datas e horas em que o grupo tenha disponibilidade para participar na ação.

As sessões são realizadas à distância, por videoconferência via Telegram e chamadas de telemóvel ou telefone fixo para o número que simulará o de emergência.

Esta ação de sensibilização é inteiramente gratuita ficando ao critério de cada participante o eventual contributo para ajudar a sustentabilidade da nossa Associação.