Plano de Comunicações de Emergência (PLACOME)

Este PLANO DE COMUNICAÇÕES DE EMERGÊNCIA (PLACOME) objetiva facilitar o encontro e comunicação dos membros da APROSOC – Associação de Proteção Civil em situação de previsível ou verificada ocorrência de acidente grave ou catástrofe.

O canal de eleição para contacto inicial entre membros da APROSOC é o canal local da rede privativa.
Os membros que não possuam acesso à rede privativa contactam-se inicialmente em CB ou PMR446 canal 9, podendo se caso disso o coordenador indicar outro canal.
Os membros que estejam localmente organizados em redes dPMR446 ou DMR446 encontram-se em canal 1, sem prejuízo de poder ser indicado pelo coordenador outro canal.

MAPA DE LOCALIZAÇÃO DAS ESTAÇÕES DA REDE RAIO

LISTA QAP 

Indicativos Operacionais Em operações de socorro a comunicação entre Lideres de Equipa e o “Posto de Coordenação de Comunicações” da APROSOC no terreno, assumindo este o Prefixo “Base” e como Sufixo “o nome de localidade em que se encontra”. O líder de cada equipa assume o Prefixo “Líder” e como Sufixo “o número atribuído à equipa”.

Boas práticas 

Operação Respeita os procedimentos radiotelefónicos: Quando passas a palavra a outra estação usa a expressão de serviço “escuto”; quando nada mais tens a transmitir usa a expressão de serviço “terminado”; sê objetivo e limita o tempo de emissão contínua ao mínimo (máximo 60 segundos) e, dá sempre um espaço mínimo de 3 segundos entre transmissões. Chamada de estações em scan Quando efetuares uma chamada geral ou com destinatário, menciona o canal em que estás a transmitir, de modo a que quem esteja a usar um rádio em scan sem display consiga identificar o canal em uso.

Tempo limite de transmissão Alguns equipamentos mais antigos da banda do cidadão não possuem circuito limitador do tempo de emissão contínua, contudo, os mais modernos já limitam ao tempo legalmente previsto, ou seja, 180 segundos. Deste modo evitam-se emissões contínuas a ocupar um canal por exemplo devido a avaria no equipamento, ou o botão PTT (push to talk) do microfone ter ficado acidentalmente premido. Nas radiocomunicações cidadãs (CB, PMR446, LPD433, SRD) o tempo limite de emissão é de 180 segundos e, nas radiocomunicações privativas (Serviço Móvel Terrestre) o limite é de 60 segundos, contudo, para não monopolizarmos o canal, não consumir energia desnecessariamente (em especial quando usa pilhas ou baterias reduzindo assim o tempo de autonomia), ou mesmo consumir tempo de vida dos componentes do equipamento, recomenda-se que antes de se premir o PTT, se estruture toda a mensagem a transmitir, de modo a ser breve, conciso e objetivo.

Exemplo de uma chamada de uma estação a outra estação de radiocomunicações e sua resposta: A Chamada – RAIO 7, RAIO 7, aqui RAIO 299, escuto! A resposta à chamada – RAIO 299, aqui RAIO 7, escuto!

Exemplo de mensagem: RAIO 130, aqui RAIO 156, necessito de apoio diferenciado pré‑hospitalar, para a Freguesia de Vila Facaia, Concelho de Pedrógão Grande, Distrito de Leiria, frente à igreja, para homem de 64 anos de idade, com suspeita de enfarte agudo do miocárdio, acuse repetindo, escuto; RAIO 156, aqui RAIO 130, recebido, eu repito, solicita “apoio diferenciado pré‑hospitalar, para a Freguesia de Vila Facaia, Concelho de Pedrógão Grande, Distrito de Leiria, frente à igreja, para homem de 64 anos de idade, com suspeita de enfarte agudo do miocárdio”, confirme, escuto; RAIO 130, aqui RAIO 156, é correto, escuto; RAIO 156, aqui RAIO 130, apoio diferenciado ativado, não tenho mais, escuto; RAIO 130, aqui RAIO 156, terminado; RAIO 156, aqui RAIO 130, terminado.

NB.: A APROSOC não tem por objetivos primários a redundância das redes de radiocomunicações dos serviços de emergência e proteção civil, pois para esse efeito o Estado Português despende de Milhões de euros dos contribuintes e, conta ainda alegadamente com a colaboração das Associações de Radioamadores.
A APROSOC não é nem pretende ser uma Associação de Radioamadores, tendo contudo radioamadores com inerentes direitos de usufruto das frequências do serviço de amador e amador por satélite, revestindo-se este recurso de particular importância no âmbito da autoproteção.

MATÉRIA DE ESTUDO PARA EXAME PARA RADIOAMADOR