Este PLANO APROSOC DE COMUNICAÇÕES DE EMERGÊNCIA (PACE) objetiva facilitar o encontro e comunicação dos membros da APROSOC – Associação de Proteção Civil, em teatros de operações e não só.
CANAIS A USAR:
REDE PRIVATIVA
Canal 1 da Área geográfica para ligação geral.
REDE PMR446
Canal 9 para Treino
Canal 11 (CTCSS 69.3Hz) (vulgo canal 112) para operações de socorro.
Em cada operação multiequipa, o comandante da força atribuirá os canais para ligação entre membros de cada equipa.
Canal 7-7 ligação externa.
REDE CB27
Canal 9 (Socorro, Emergência, Salvamento, Breve Chamada).
REDE VHF HAM
145.3875MHz NFM (reserva de ligação entre radioamadores)
REDE ZELLO App
O Canal ZELLO "APROSOC" serve de base de treino de radiocomunicação a todos os voluntários da APROSOC espalhados pelo país e não só. Link para o canal: https://zello.page/Bv55H3NPBreeq6Mz
Indicativos Operacionais
Em operações de socorro a comunicação entre Lideres de Equipa e o "Posto de Coordenação de Comunicações" da APROSOC no terreno, assumindo este o Prefixo "Base" e como Sufixo "o nome de localidade em que se encontra". O líder de cada equipa assume o Prefixo "Líder" e como Sufixo "o número atribuído à equipa".
Boas práticas
Operação
Respeita os procedimentos radiotelefónicos: Quando passas a palavra a outra estação usa a expressão de serviço “escuto”; quando nada mais tens a transmitir usa a expressão de serviço “terminado”; sê objetivo e limita o tempo de emissão contínua ao mínimo (máximo 60 segundos) e, dá sempre um espaço mínimo de 3 segundos entre transmissões.
Chamada de estações em scan
Quando efetuares uma chamada geral ou com destinatário, menciona o canal em que estás a transmitir, de modo a que quem esteja a usar um rádio em scan sem display consiga identificar o canal em uso.
Tempo limite de transmissão
Alguns equipamentos mais antigos da banda do cidadão não possuem circuito limitador do tempo de emissão contínua, contudo, os mais modernos já limitam ao tempo legalmente previsto, ou seja, 180 segundos. Deste modo evitam-se emissões contínuas a ocupar um canal por exemplo devido a avaria no equipamento, ou o botão PTT (push to talk) do microfone ter ficado acidentalmente premido.
Nas radiocomunicações cidadãs (CB, PMR446, LPD433, SRD) o tempo limite de emissão é de 180 segundos e, nas radiocomunicações privativas (Serviço Móvel Terrestre) o limite é de 60 segundos, contudo, para não monopolizarmos o canal, não consumir energia desnecessariamente (em especial quando usa pilhas ou baterias reduzindo assim o tempo de autonomia), ou mesmo consumir tempo de vida dos componentes do equipamento, recomenda-se que antes de se premir o PTT, se estruture toda a mensagem a transmitir, de modo a ser breve, conciso e objetivo.
Exemplo de uma chamada de uma estação a outra estação de radiocomunicações e sua resposta:
A Chamada - RAIO 7, RAIO 7, aqui RAIO 299, escuto!
A resposta à chamada - RAIO 299, aqui RAIO 7, escuto!
Exemplo de mensagem:
RAIO 130, aqui RAIO 156, necessito de apoio diferenciado pré‑hospitalar, para a Freguesia de Vila Facaia, Concelho de Pedrógão Grande, Distrito de Leiria, frente à igreja, para homem de 64 anos de idade, com suspeita de enfarte agudo do miocárdio, acuse repetindo, escuto;
RAIO 156, aqui RAIO 130, recebido, eu repito, solicita “apoio diferenciado pré‑hospitalar, para a Freguesia de Vila Facaia, Concelho de Pedrógão Grande, Distrito de Leiria, frente à igreja, para homem de 64 anos de idade, com suspeita de enfarte agudo do miocárdio”, confirme, escuto;
RAIO 130, aqui RAIO 156, é correto, escuto;
RAIO 156, aqui RAIO 130, apoio diferenciado ativado, não tenho mais, escuto;
RAIO 130, aqui RAIO 156, terminado;
RAIO 156, aqui RAIO 130, terminado.
Memória descritiva do logótipo de REDE RAIO
A águia simboliza os “altos voos” das ondas eletromagnéticas que se propagam na atmosfera, com olhos focados em alvos locais e, que segura em cada uma das patas respetivamente numa um raio verde alusivo à receção e, na outra, um raio vermelho alusivo à emissão. Sobre a cabeça da águia, um anel preto que representa os limites legais e, três trapézios triangularmente posicionados. que simbolizam competências acrescidas de preparação e sobrevivencialismo no âmbito das radiocomunicações alternativas simbolizadas por um raio em tom de cinza, para além do que os serviços de emergência e proteção civil representados no triângulo interior, são capazes de disponibilizar aos cidadãos.
O anel preto que circunda o exterior com exceção das asas dele saídas em representação dos estados de necessidade e regimes de exceção, representa uma vez mais o balizamento da legalidade. A simbiose das figuras geométricas nas cores verde, amarelo e vermelho aludem às cores da bandeira de Portugal . Na parte superior do anel a frase que identifica a atividade desenvolvida “REDE RAIO” correspondente ao prefixo rádio em uso pelos radioperadores desta Associação e, na parte inferior o desejo formulado de “QUE POR FALTA DE RADIOCOMUNICAÇÕES NENHUMA VIDA DEIXE DE SER SALVA”.
NB.: A APROSOC não tem por objetivos a redundância das redes de radiocomunicações dos serviços de emergência e proteção civil, pois para esse efeito o Estado Português despende de Milhões de euros dos contribuintes e, conta ainda alegadamente com a colaboração das Associações de Radioamadores. A APROSOC não é nem pretende ser uma Associação de Radioamadores.