Clube APROSOC ON THE AIR

Desde 2017 que na Área Metropolitana de Lisboa reunimos via rádio tendencialmente ao domingo de manhã entre as 10 e as 12 horas (+-30minutos), e mais recentemente mais regularmente diariamente à noite sensivelmente por volta das 21:30 às 22:30.

Esta atividade enquadra-se nos objetivos da APROSOC de preparação dos cidadãos para as alternativas de comunicação quando face a situações de desastre ficam privados de acesso às telecomunicações de acesso público, possibilitando assim manter o contacto local com familiares e amigos, ou mesmo efetuar um pedido de ajuda ou socorro.


Atualmente encontramo-nos tendencialmente em Canal 14 na banda do cidadão (CB – citizens band) em FM/AM, PMR446 (personal mobile radio 446 MHz) e LPD433 (low power device), ou outro canal livre.

Para os colegas radioamadores estamos tendencialmente em 145.3875MHz ou 432.7875MHz em NFM (narrow mode) ou noutra frequência próxima livre caso aquela esteja ocupada.

Para os colegas que não são radioamadores e pretendam ter equipamentos de VHF ou UHF profissionais para comunicações de emergência, sobrevivencialismo, técnico-científicas ou lúdicas, a APROSOC dispõe de redes privativas licenciadas para o efeito.

Esta atividade funciona como um “clube” de amigos locais que se comunicam via rádio e assim cultivam a amizade e as boas práticas em radiocomunicações partilhando bons momentos de companheirismo e ou mesmo de partilha de saberes, sendo aberta a todos os que se revejam nesta filosofia.

Frequentemente este encontro, reúne ao domingo colegas no mesmo local para partilha de conhecimento, confraternização e operação coordenada, estando aberto também à presença de não membros da APROSOC que decidam aparecer no local onde estivermos para observar e participar.

Pré-requisitos de admissão
A adesão ao Clube APROSOC On The Air é a partir de 11/11/2022 reservada a Associados da APROSOC e tem como pré-requisito a frequência da Escola de Procedimentos Radiotelefónicos – APROSOC.

Inscrição para Associados que cumpram os pré-requisitos

Consultar a Lista de Membros