SARE – SERVIÇO APROSOC DE RADIOCOMUNICAÇÕES DE EMERGÊNCIA

Constitui-se somente como mais uma etapa na incessante procura da APROSOC para alcançar o modelo que melhor sirva o interesse público no apoio às radiocomunicações de emergência...

O SARE é constituído pelos Associados da APROSOC vocacionados para radiocomunicações de emergência, equipados com meios de radiocomunicação CB (citizens band), PMR 446 (personal mobile radio 446 MHz) e rede privativa da APROSOC, exemplares cumpridores dos procedimentos radiotelefónicos, sendo eles que escolhem espontaneamente integrar-se na equipa que operacionaliza este serviço, através da participação regular nos treinos e divulgação pública do registo de imagem de vídeo ou foto e texto comprovativos dessa participação, sem para isso necessitarem ser convidados.

Tem por missão criar redes locais alternativas de radiocomunicação onde falhem as telecomunicações de acesso público face a situações de acidente grave ou catástrofe, assegurando a ponte de comunicação entre os cidadãos e, com os serviços de emergência, bem como a difusão de avisos e alertas provenientes de fontes oficiais.

O treino semanal de radiocomunicações locais de emergência ocorre todos os Domingos entre as 11 e 12horas (+-30minutos) em Portugal continental.

Objetivos:

Treino conducente às boas práticas de procedimentos radiotelefónicos, domínio das funções e características dos equipamentos em uso, desenvolvimento pessoal na transmissão e receção de mensagens com eficácia e eficiência, reconhecer a existência de Radioperadores e Radioamadores na vizinhança bem como o alcance.
Contribuir para a divulgação e cohabitabilidade das Radiocomunicações Cidadãs como alternativa de emergência em caso de inexistência de telecomunicações de acesso público face a situações de acidente grave ou catástrofe.

Radioperador:

Se tens um Walkie-Talkie PMR 446 liga-o em e chama geral em canal 16, rádio CB 27 MHz em canal 16 FM/AM/ USB.
Se és membro da APROSOC sintoniza o rádio da REDE PRIVATIVA em canal “geral”.
Radioamador (detentor de certificado de amador nacional emitido pela ANACOM) Sintoniza e chama geral em 145,3875 MHz.

ATENÇÃO:

Não confundir este treino com outras atividades de comunicação lúdica aos domingos de manhã noutros canais ou frequências, se o teu objetivo não se enquadra nos objetivos deste treino, por favor não interfiras.
Caso exista necessidade de mudança de canal ou frequência, tenderemos a informar por uma das vias que o possibilite.



Caros Radioperadores PMR446, a APROSOC, bem como a ANARPT têm denotado abertura ao diálogo com todos, tendo para isso criado respetivamente criado o espaço online “debate virtual” e “QSOs virtuais”, contudo, a organização informal nunca se fez presente para debater publicamente os assuntos que vêm tentar abordar através de assédio dirigido ao Presidente da direção destas Associações, cremos que pelo facto de que pelo facto dos seus argumentos não serem suficientes para manter a credibilidade do programa “Canal 7.7 SOS Montanha”. Neste contexto, esta Associações vão dar uma última oportunidade ao grupo informal em causa de expor os seus pontos de vista e de se chegar desejavelmente a uma coabitação harmoniosa entre todos com propostas sérias à comunidade que usa o PMR446 em atividades recreativas ou mesmo de utilidade pública.

Neste contexto, o debate virtual da próxima sexta-feira dia 24, é mais uma oportunidade para quem do autodenominado grupo se fazer presente e apresentar os seus pontos de vista em igualdade de oportunidades, podendo ser representado por um ou mais dos seus membros.

Esse debate terá lugar logo após a apresentação do programa da APROSOC “Voluntários do canal 7 PMR 446” às 21H30, que deverá durar cerca de 30 minutos.

Está assim oficialmente o grupo Canal 77 SOS Montanha convidado a participar no 7º QSO virtual da ANARPT que terá lugar via ZOOM em:  http://oasis.taborda.pt



Ajude a APROSOC a ajudar, faça o seu donativo através do IBAN PT50 0010 0000 53455660001 98
APROSOC - 2021 | Associação de Emergência, Proteção Civil e Radiocomunicações Cidadãs